Publicado em: 17/05/2013 17:31

Mais de 250 pessoas participam de passeata contra a violência infantil

Mais de 250 pessoas participam de passeata contra a violência infantil Mais de 250 pessoas participam de passeata contra a violência infantil

Ibiporã fez bonito e organizou uma grande passeata na manhã desta sexta-feira (17) para lembrar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado todo dia 18 de maio. Cerca de 250 pessoas, entre autoridades municipais, servidores, alunos, professores e diretores de escolas municipais e estaduais participaram do ato público em defesa das crianças e adolescentes. A iniciativa foi do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) em parceria com a Administração Municipal de Ibiporã, através da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Munidos de balões amarelos, cartazes e flores de papel, símbolo da campanha "Faça Bonito - proteja nossas crianças e adolescentes", os participantes saíram da Secretaria de Assistência Social e percorreram as principais ruas da cidade chamando a atenção da população para a importância de assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes. Panfletos com dicas para proteger crianças e adolescentes foram distribuídos durante a passeata.

Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Ana Cláudia Viera Martins, 20 casos de violência contra crianças e adolescentes estão em atendimento em Ibiporã. No ano passado foram 93 casos. "O percentual representa menos de 0,1% da população com esta faixa etária, mas mesmo se fosse apenas um caso teríamos o que lamentar porque a violência sexual deixa seqüelas por toda a vida. Com a manifestação obrigamos as pessoas, a pelo menos neste dia, refletir sobre o papel de cada um na proteção de nossas crianças, já que como a flor, símbolo da campanha, elas são frágeis e delicadas e não combinam com a violência", argumentou a secretária.

As estudantes do Colégio Unidade Polo, Evellen Nayara Ribeiro e Amanda Aparecida Salvador, elogiaram a iniciativa da Administração. "É uma forma importante de alertar para um problema que muitas vezes ocorre tão perto mas não é discutido pela população", comentaram. A professora de apoio pedagógico da Escola Municipal Vera Lucia P. Casagrande, Estefania Mailan Barduco, que marcou presença com os alunos do quinto ano, lembrou que o ato público serve principalmente para chamar a atenção da população sobre a importância da denúncia. "Sabemos que por medo ou vergonha milhares não denunciam os abusos", pontuou. A professora acrescentou que as educadoras já estão sendo sensibilizadas para detectar os sinais de abuso contra crianças e que, em breve, o tema será tratado com os alunos utilizando como material didático as cartilhas distribuídas pela Secretaria de Assistência Social.

A mobilização terminou com uma grande roda na Praça Pio XII e uma salva de palmas a todos que apoiaram a iniciativa. O presidente do CMDCA, Paulo Silvério, destacou que ao contrário da primeira passeata, realizada em 2012, este ano o ato público teve uma grande adesão de crianças e adolescentes, público-alvo da campanha. "Sabemos que o princípio da atenção é a prevenção por meio do conhecimento. Por geralmente acontecer dentro de casa a criança sinaliza sutilmente que está sendo vítima de abuso. Cabe ao adulto captar estas mudanças e utilizar os meios legais para denunciar", alertou Silvério.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído por lei federal 9.970/00, em alusão a 18 de maio de 1973, quando a menina Araceli, de apenas oito anos, foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens da classe média alta de Vitória (ES). Apesar de sua natureza hedionda, o crime prescreveu e os assassinos ficaram impunes. Vinte e sete anos depois, a data de sua morte foi transformada no Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes pelo Congresso Nacional.

Como Denunciar:

- Conselho Tutelar: 3178-0212/8421-7200 (plantão 24 horas)

- Polícia Militar: 190

- Disque Denúncia Nacional - 100 (a ligação é gratuita e anônima)