Publicado em: 24/05/2013 08:00

3ª grande Cavalgada de Ibiporã acontece neste domingo (26)

3ª grande Cavalgada de Ibiporã acontece neste domingo (26) 3ª grande Cavalgada de Ibiporã acontece neste domingo (26)

Vem aí a 3ª Grande Cavalgada de Ibiporã, uma realização da Comitiva 100 Juízo com apoio da Administração Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. O evento será realizado neste domingo, dia 26 de maio, a partir das 10h, com agrupamento e saída da Chácara do Liuti, próxima ao Jardim Cinquentenário.

O presidente da Comitiva, Everson Antônio Liuti, mais conhecido como Sagui, juntamente com o vice-presidente José Pedro Garbosa se encontraram com o Prefeito José Maria Ferreira na quarta-feira  (15) para uma conversa sobre a importância do evento na cidade.

“O sentido principal é preservar a tradição das cavalgadas, como faziam os antigos tropeiros que viajavam a cavalo. Então, visa resgatar um pouco dessa tradição e passar para os mais jovens que gostam desses animais”, contou Garbosa.

O que começou com um pequeno grupo de amigos, há alguns anos, ganhou proporção e se tornou uma grande atração para público em geral.Todas as pessoas que quiserem podem participar da Cavalgada independente se for a cavalo ou não. Todas as comitivas que participarem receberão um troféu como lembrança.

“Havia um grupo que realizava algumas cavalgadas mensais dentro da cidade com pouca gente e eu comecei a andar com eles. Nós íamos juntos para outras cidades nas redondezas de Londrina e então surgiu a ideia de trazermos a cavalgada aqui para Ibiporã”, contou José Pedro.

Para o prefeito José Maria, a população da cidade tem grande apreciação pelo evento. “A cavalgada resgata as tradições da nossa região, dos costumes do homem do campo, ainda muito valorizada em nossa cidade. Esse evento é uma oportunidade de preservar nossa historia. Aproveito para convidar a família ibiporãense para prestigiar e se divertir com a cavalgada.”

Nesta edição, a estimativa é de que o evento deva atrair a participação de mais de mil pessoas de diversas cidades da região, com saída e benção aos cavaleiros às 10h,no Jardim Cinquentenário. O trajeto começa pela Avenida 19 de Dezembro e segue pela Avenida Dos Estudantes, Rua 1º de Maio e Avenida Santos Dumont. A partir daí o grupo deverá se dirigir para a Associação da Prefeitura, onde será realizado um almoço para os cavaleiros das Comitivas.