Publicado em: 28/05/2010 11:32

Amepar

Reunião dos 22 prefeitos do Médio-Paranapanema discutirá alternativas para os municípios aumentarem a arrecadação

A cidade de Ibiporã sedia pela primeira vez na atual gestão a Reunião da Amepar, que acontece amanhã (sexta-feira, 28), a partir das 14 horas, no Cine Teatro Padre José Zanelli. A Amepar é a Associação dos Municípios do Médio-Paranapanema, que integra 22 prefeituras do Norte do Estado.

O evento reunirá os prefeitos, vice-prefeitos e secretários e debaterá alternativas para os municípios aumentarem a arrecadação.

O prefeito José Maria, que é o atual vice-presidente da Amepar, adiantou que serão discutidas duas questões prioritárias. A primeira é a necessidade de uma redistribuição da receita pública, \"que hoje está excessivamente concentrada na União\". \"Essa forma de distribuição atual transformou os municípios e prefeitos em verdadeiros pedintes do governo federal\", lamenta José Maria.

A segunda demanda dos prefeitos é que haja maior participação dos governos estadual e federal no financiamento das ações de saúde dos municípios. \"Pois o governo federal cria programas e necessidades, mas não vem custeando esses programas. Haja vista que os municípios estão consumindo com saúde 25% a 30% das suas receitas líquidas correntes, enquanto que a Constituição determina que seja até 15% da receita\", afirmou o prefeito.

Esse aporte a mais de recursos que os municípios estão tendo que fazer com saúde tem retirado dos prefeitos a capacidade de investirem em infraestrutura básica nas suas cidades: como pavimento, construção de galerias, recuperação de asfalto, sinalização de trânsito, entre outras necessidades, afirmou José Maria.