Publicado em: 29/05/2010 10:31

Participação maciça na Reunião da Amepar em Ibiporã

Participação maciça na Reunião da Amepar em Ibiporã Participação maciça na Reunião da Amepar em Ibiporã

Um grande evento no Cine Teatro Pe. José Zanelli marcou a 5ª Reunião de 2010 da Associação dos Municípido Médio-Paranapanema (Amepar), em Ibiporã, nesta sexta-feira (28). O foco foram as reivindicações dos prefeitos dos 22 municípios que integram a associação para cobrarem do governo federal uma distribuição mais justa da receita arrecadada junto aos contribuintes.

De acordo com o prefeito José Maria, anfitrião do encontro e vice-presidente da Amepar, a continuar o atual modelo \"injusto\" de distribuição dos impostos - que retem na esfera federal a maior parte da arrecadação que sai dos próprios municípios - as prefeituras correm o risco de se inviabilizarem em pouco tempo.

\"É no município que a população procura resolver os seus problemas e atender suas necessidades básicas, porém, o dinheiro está lá no governo federal. É na prefeitura que o cidadão bate à porta quando tem um problema de saúde, mato alto no seu bairro, buraco na rua, problema de entupimento, sujeira. E temos que dar uma resposta imediata às pessoas. Só que os recursos são insuficientes para fazer isso\", disse o prefeito de Ibiporã.

Hoje, só com saúde, segundo ele, os prefeitos gastam entre 25% e 30% de todo o orçamento. \"E a Constituição de 1988 determina que seja até 15% do orçamento apenas. Como temos que cobrir essa diferença, mal sobra dinheiro para fazermos obras básicas de manutenção na cidade, como recape de asfalto, galerias, sinalização e melhorias no trânsito\", explicou.

A saída que os prefeitos da Amepar estão buscando é a aprovação emergencial de uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que venha em socorro dos municípios. \"Essa PEC cobra o repasse de apenas 23,5% de duas contribuições federais (a CSLL e a Confins) para as prefeituras, o que já salvaria a municipalidade no nosso País\", declarou o presidente da Amepar e prefeito de Sabáudia, Almir Batista dos Santos.

A reunião em Ibiporã contou com os prefeitos e representantes dos 22 municípios membros da entidade, os deputados estaduais Waldir Pugliesi e Luiz Eduardo Cheida, o deputado federal Alex Canziani, a secretária especial da região Metropolitana (Comel), Elza Correia e várias outras autoridades políticas.

O ex-deputado federal e atual diretor de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu Binacional, Nelton Friederich, deu uma palestra de alerta aos prefeitos sobre a necessidade de ações ambientais rápidas em todos os municípios para se garantir a manutenção da vida nas cidades. Em seguida, o diretor de TI da Prefeitura de Ibiporã, Júnior Aliano, e a professora da rede municipal Márcia Guidugli deram uma demonstração prática aos visitantes de como funciona a lousa digital, adotada este ano pela administração municipal em todas as escolas de 1ª à 4ª série.

Terminada a apresentação, os representantes dos municípios se dividiram em grupos de discussão de acordo com cada área.