Publicado em: 01/06/2010 13:15

Empresários aprendem a gerenciar resíduos

Empresários aprendem a gerenciar resíduos Empresários aprendem a gerenciar resíduos

Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, a empresa Master Ambiental, em parceria com a Prefeitura de Ibiporã, a Promotoria de Defesa do Meio Ambiente, a Associação Comercial e Empresarial de Ibiporã (ACEIBI) e o SAMAE, promove no próximo dia 2 de junho, um workshop sobre como elaborar um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS).

O evento será das 13h30 às 18 horas, no auditório ACEIBI e é destinado a empresários, profissionais e estudantes. O responsável técnico da Master, Fernando de Barros, irá orientar donos de restaurantes, supermercados, lanchonetes, pizzarias, indústrias e lojas sobre a elaboração do PGRS.

O plano é obrigatório para toda atividade que gere mais de 600 litros de resíduos por semana. De acordo com a promotora pública de Ibiporã, Révia de Paula Luna, o PGRS "é uma exigência para se garantir a separação na origem e a adequada destinação dos resíduos", conforme determina o Decreto Estadual 6674/2002.

Podem se inscrever gratuitamente no curso os associados da ACEIBI, funcionários da Prefeitura e do SAMAE, além de alunos do Curso Técnico de Meio Ambiente do Colégio Estadual Olavo Bilac.

INICIATIVA DA PREFEITURA

O curso integra um projeto mais amplo - implantado no município no ano passado - de coleta seletiva e destinação correta dos resíduos domiciliares e comerciais. Pioneiro no Brasil, o projeto objetiva a implantação do PGRS em Ibiporã, que irá disciplinar a coleta, separação, armazenamento e destinação de todo o lixo produzido em Ibiporã - das residências, comércio, indústrias, serviços de saúde e da construção civil.

Além de reduzir o impacto ao meio ambiente, a separação dos resíduos traz benefícios a toda a comunidade, na medida em que diminui consideravelmente o volume de lixo a ser tratado pela prefeitura. "Segregando adequadamente o material orgânico e os recicláveis, somente cerca de 20% do lixo, que é o rejeito, vai para a vala séptica da Prefeitura", afirma Fernando de Barros.