Publicado em: 03/06/2013 08:50

Ibiporã prepara programação especial para Semana do Meio Ambiente

Ibiporã prepara programação especial para Semana do Meio Ambiente Ibiporã prepara programação especial para Semana do Meio Ambiente

A Administração Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, preparou uma programação especial em comemoração a Semana do Meio Ambiente.

Na quarta-feira (05/06), Dia Internacional do Meio Ambiente, estão programados uma caminhada ecológica no Horto Florestal e o lançamento do programa "Coleta Óleo de Fritura". Realizado em parceria com a AN ambiental, empresa especializada na coleta e destinação de óleo de cozinha, o programa coleta os óleos vegetais e gorduras animais em diversos estabelecimentos geradores e os destina principalmente para a produção de biodiesel, eliminando assim o impacto negativo da inadequada destinação desses óleos. "A população poderá transportar o óleo dentro de garrafas pet para cerca de 14 bombas de coleta espalhadas pela cidade, tais como Prefeitura, Samae e escolas.

Como incentivo à ação, as instituições de ensino poderão trocar o óleo arrecado por material de limpeza. "Esta ação ambiental é de extrema importância porque o óleo de cozinha descartado nos ralos das pias contribui para o entupimento dos encanamentos, impacta as lagoas de tratamento de água, causando grande impacto ambiental. Lembrando que um litro de óleo polui um milhão de litros de água potável; e essa água contaminada equivale à quantidade que uma pessoa consome em 14 anos de vida", argumenta o diretor de Meio Ambiente.

No domingo (09/06), haverá o lançamento da coleta de resíduos recicláveis da Zona Rural, na Capela da Boa Esperança. Inicialmente serão nove pontos de coleta, localizados nas capelas rurais da cidade, onde os agricultores poderão depositar o material reciclável. O evento ocorreria no domingo (02), mas foi transferido em virtude da instabilidade climática.

A coleta ocorrerá todos os sábados. "A administração atende a uma reivindicação dos produtores rurais que agora contarão com uma estrutura para dar o destino correto ao lixo reciclável, e, assim, colaborar com a preservação do meio ambiente e a saúde pública do cidadão", afirma o diretor de Meio Ambiente, Diógenes Magri. O diretor orienta que as embalagens sejam lavadas para evitar o mau cheiro e o acúmulo de insetos, visto que a coleta do material será realizada apenas uma vez na semana.

Desde 2009 Ibiporã possui um programa de separação de lixo que propõe aos moradores que separem os resíduos em três partes: Reciclável, Orgânico (para virar compostagem) e Rejeitos visando diminuir o volume no Aterro Sanitário Municipal. No final do ano passado a cidade conquistou o primeiro lugar no 4º Prêmio Melhores Práticas da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), do Ministério do Meio Ambiente, que premia as melhores práticas de sustentabilidade em uma administração pública.

A Semana do Meio Ambiente é uma realização da Prefeitura Municipal de Ibiporã, com apoio do Samae, AN ambiental, Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Empresa Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Grupo Mulher Atual e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

As empresas interessadas em aderir ao programa "Coleta Óleo de Fritura" devem ligar diretamente para a AN ambiental no 0800-4000202 Já as escolas devem solicitar a inclusão pelo e-mail [email protected].

Confira a programação:

05/06 (quarta-feira) - Dia Internacional do Meio Ambiente. 9 horas - Lançamento do programa "Óleo de Fritura". Caminhada ecológica no Horto Florestal de Ibiporã, seguida de um café da manhã no viveiro do IAP;

09/06 (domingo) - Lançamento da coleta de resíduos recicláveis da zona rural, às 9 horas, na Capela da Boa Esperança.