Publicado em: 01/06/2010 15:29

Nota fiscal eletrônica

Um grupo de empresas de Ibiporã já está adotando a Nota Fiscal Eletrônica (NFE) de Serviços, novidade implantada pela Prefeitura Municipal este ano como forma de organizar, disciplinar e melhorar o recolhimento dos impostos municipais.

A nota eletrônica começou a ser emitida no início de maio por esse grupo de empresas e, após um período \"piloto\" de 60 dias, a exigência será estendida a todas as empresas e profissionais autônomos de Ibiporã. A partir de 1º de julho, portanto, a nota passa a ser obrigatória.

Como representa uma agilidade para os seus serviços e facilita o controle do pagamento dos tributos por parte da instituição, alguns escritórios de contabilidade que assessoram essas empresas estão se adequando rapidamente. Um deles é o escritório Pegasus, que adotou a nota eletrônica para 100% dos seus clientes.

\"Esse sistema traz facilidade para o nosso cliente, agiliza o trabalho contábil e também é bom para a administração municipal, que tem um maior controle sobre quem está emitindo a nota e quem não está\", comentou o proprietário do escritório, o contador e professor José de Abreu.

O secretário de Finanças de Ibiporã, Roberval dos Santos, enumerou as vantagens da nota eletrônica: \"Para os empresários, ela garante maior controle dos pagamentos, acaba com despesas com a emissão de talonário e permite respostas imediatas do poder público para a emissão de certidões e outros documentos de interesse da empresa\". Já para o poder público, permite o acompanhamento \"on-line\" do saldo tributário das empresas e \"isso ajudará o Município a promover maior justiça fiscal, pois será um importante instrumento de combate à sonegação\".