Publicado em: 03/06/2013 08:00

Jantar apresenta projeto da Casa de Passagem

Jantar apresenta projeto da Casa de Passagem Jantar apresenta projeto da Casa de Passagem

Durante o evento foi mostrado um pouco da trajetória da Casa da Sopa e explicado aos presentes a necessidade do município ter um abrigo temporário para as pessoas em situação de rua até que a Assistência Social faça o encaminhamento para o local de origem. Também foi apresentada a Diretoria e o projeto de construção da nova casa, cujo terreno já foi adquirido com recursos próprios do NALMA, que começa agora a buscar parcerias para iniciar a obra que funcionará anexa à Casa da Sopa utilizando a estrutura já existente.

Iniciando as apresentações, o Tesoureiro do NALMA, David José de Oliveira, contou um pouco da história da Casa da Sopa, entidade filantrópica de utilidade pública que em junho completa oficialmente 20 anos de existência, e de como surgiu a idéia de se realizar este projeto da Casa de Passagem.

Dona Marcelina Gobbi, fundadora da entidade, disse na ocasião que se sente muito feliz em ver o que ela iniciou com um prato de comida distribuído em meados da década de 80 se tornando uma obra de tão grande valor para a comunidade menos favorecida.

A Presidente do NALMA, Patrícias Lopes, mostrou os desafios que a Casa da Sopa enfrenta atualmente, onde antes fornecia apenas refeições e agora já promove diversas outras atividades para as pessoas carentes, e a necessidade desta ampliação para abrigar aqueles que estão de passagem pela cidade e por não terem condições acabam dormindo nas ruas, realçando que a parceria com o poder público será de fundamental importância neste projeto.

A Chefe do Escritório Regional de Londrina, Elizanete Terol, representando a Secretária Estadual de Desenvolvimento Social e Família, Fernanda Richa, afirmou que o Governo do Estado dá todo apoio a idéia e está disponível no que for preciso para que ela se concretize.

A Secretária Municipal de Assistência Social, Ana Cláudia Martins, afirmou que essa casa deve contribuir para o trabalho desempenhado pela secretaria no município e disse estar a disposição da entidade no que for necessário.

A Presidente da Câmara de Vereadores, Mari de Sá, também realçou a importância de um projeto social como esse e manifestou apoio da Câmara Municipal para sua concretização.

O Presidente da OMEI - Ordem dos Ministros Evangélicos de Ibiporã, Pastor Marcelo Ciaca, abençoou esta idéia ecumênica afirmando estar contente com esta iniciativa humanitária proposta pelo NALMA.

Para finalizar, o Prefeito José Maria Ferreira realçou que é preciso união e trabalho para melhoria social e relembrou os velhos tempos quando Dona Marcelina realizava festas beneficentes e distribuía alimentos aos necessitados, o que se tornaria mais tarde a Casa da Sopa, e que a assistência social do município dará o apoio que for possível para essa nova empreitada.

A Diretoria do NALMA agradece ao Bola Brasil, a Prefeitura Municipal, a Câmara de Vereadores, a ACEIBI, a imprensa e demais entidades representadas, além de um agradecimento especial aos músicos Ana e Paulão que alegraram o ambiente com boa música e a todos os participantes, pois além de apresentar a Casa de Passagem, a intenção maior do evento foi de unir a comunidade para atuar em parceria na realização deste projeto social.