Publicado em: 03/06/2013 11:57

664 servidores municipais solicitaram afastamento em 2012

664 servidores municipais solicitaram afastamento em 2012 664 servidores municipais solicitaram afastamento em 2012

No decorrer do ano de 2012, 664 servidores municipais de Ibiporã - quase 50% do quadro funcional dos 1363 efetivos - obtiveram licenças médicas que os afastaram do trabalho, em média, de quatro a vinte dias. O número foi confirmado pelo coordenador da Divisão de Gestão de Saúde Ocupacional (DGSO) da Prefeitura municipal de Ibiporã, Agnaldo Amarildo da Silva, com base nas perícias realizadas.

O número de afastamentos no período, no entanto, pode ser ainda maior, porque o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) em vigor no município permite licenças médicas de até dois dias sem a necessidade de passar pela DGSO, sendo apresentado apenas para o chefe imediato e encaminhado ao departamento de Recursos Humanos. O prazo máximo para o servidor ficar afastado é de dois anos e, a partir disso, tem que voltar ao trabalho ou se aposentar.

O coordenador reconheceu que quase 700 licenças médicas em um ano é um número alto, mas afirmou que está dentro da média do serviço público na União e nos Estados. Por outro lado, "não podemos negar que a ausência do servidor prejudica o atendimento final," observou o coordenador. As secretarias que mais apresentaram afastamento em 2012 foram Educação, Saúde e Obras, respectivamente.

Vale lembrar que essas são as maiores secretarias da Prefeitura, por isso seus números expressivos nos relatórios. Entre as funções com mais licenças, lideram o levantamento: zeladoras, professoras, auxiliares de enfermagem, agentes comunitários, assistentes de obras e limpeza e educadoras infantil. Funções majoritariamente femininas, confirmando outro levantamento realizado pelo DGSO, onde as mulheres afastadas somam 489 e os homens 175 do total dos servidores, número esse já esperado, uma vez que o quadro de funcionários da Prefeitura apresenta atualmente mais de mil servidoras.

As complicações nos tecidos conjuntivos, osteomusculares, lesões de causas externas, transtornos mentais, infecciosas e parasitárias são os principais motivos de afastamento dos funcionários públicos, acarretando em doenças como artrite, artrose, bursite, ferimentos, fraturas, luxação, transtorno bipolar, esquizofrenia, gripe, dengue e tuberculose.

Se somados os dias de afastamentos dos 644 servidores em 2012, alcançaremos a significativa marca de 12 mil dias não trabalhados, seja por doenças ou por acompanhamento de parente. Em média cada servidor afastado ficou 18 dias sem trabalhar durante o ano.

Após análise dos dados apresentado apresentado pela DGSO o prefeito José Maria se mostrou atento com os números. "Temos o compromisso assumido com a família de Ibiporã em ofertar um serviço contínuo e de qualidade para o município. O cidadão sempre procura os órgãos públicos com necessidades fundamentais a sua vida e temos que garantir que o servidor estará presente para atendê-lo", expôs o chefe do executivo.

Dentro de uma visão moderna de organizações bem sucedidas, onde o trabalhador é considerado elemento principal na busca pela excelência, a Administração Municipal está implantando a Secretaria de Gestão de Pessoas, que vem desenvolver novas práticas de relacionamentos e processos de valorização do servidor municipal, o que vai incidir diretamente na diminuição das faltas e afastamentos, através da capacitação, inclusão e desenvolvimento profissional e pessoal do servidor.

"Ter uma relação diferente com o servidor, sem a visão de Recursos Humanos mais de Desenvolvimento de Pessoas, focando em cursos de aperfeiçoamentos, de valorização do trabalho e do salário. Com a nova secretaria nós vamos ter uma verdadeira política de pessoal, visando apresentar uma atenção maior e melhor, agregando qualidade de vida para o servidor público, resultando em atendimento com mais qualidade ao munícipe", defendeu o prefeito José Maria.