Publicado em: 01/06/2010 15:38

Município assume instalações do IBC

Município assume instalações do IBC Município assume instalações do IBC

Será o terceiro imóvel de grande valor que a administração municipal integrará ao patrimônio de todos os ibiporaenses em pouco mais de um ano de trabalho.

Primeiro foi o prédio da antiga Estação Ferroviária, cujo valor comercial e, especialmente, o valor histórico, são incalculáveis. Em seguida, foram os dois lotes que abrigaram o prédio que inicialmente acolheu o primeiro Fórum da cidade e que, depois, por muitos anos foi sede da Apadevi/Cadevi, cuja localização, em frente à Praça Pio XII, já aponta seu grande valor comercial.

Agora, a Prefeitura Municipal está em vias de \'patrimoniar\' o prédio do antigo IBC (Instituto Brasileiro do Café), na saída para Londrina.

Na última terça-feira (25), o superintendente do Patrimônio da União no Paraná, Dinarte Antônio Vaz, esteve em Ibiporã, onde assinou um termo que repassa ao município a guarda provisória do imóvel, atualmente ocupado pela Corol. O contrato de utilização por parte da cooperativa vence em agosto deste ano e a partir desta data as instalações poderão passar em definitivo para o município.

Assinaram o documento por parte do município o prefeito José Maria, a vice-prefeita Sandra Moya e o secretário municipal de Planejamento, Julio Dutra. O imóvel possui área total de 15.882,61 m2 e benfeitorias (barracões) que somam 7.009 m2. Estima-se que a propriedade chegue a valer cerca de R$ 8 milhões.

O prefeito comemorou a guarda provisória. \"A transferência desse prédio para o município é de uma importância imensa, pois abrirá um leque muito grande de opções para a sua utilização, que será múltipla\", afirmou.

A vice-prefeita Sandra Moya lembrou que outras administrações tentaram junto ao Governo Federal o repasse do imóvel, \"porém, só agora, na nossa administração, isso se tornou realidade, graças a contatos políticos feitos com o Governo Federal, em especial com o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, Ele tem, entre outras ações, solidificado a sua parceria com o município\". Sandra irá acompanhar todo processo de transferência definitiva do imóvel.

A União - por meio do Ministério do Planejamento - vem fazendo aos poucos no atual governo a transferência do patrimônio do extinto IBC e da antiga Rede Ferroviária Federal (RFFSA) para as Prefeituras e entidades que apresentarem projeto de utilização.

Assim como já ocorreu com a cessão do imóvel da antiga Estação Ferroviária de Ibiporã - que será totalmente transformada em um moderno centro de eventos, com museu e espaço de convivência -, a Prefeitura espera agora o repasse definitivo deste barracão do IBC.