Publicado em: 05/06/2013 12:06

Ibiporã lança “Guia Virtual de Arborização Urbana”

Ibiporã lança “Guia Virtual de Arborização Urbana” Ibiporã lança “Guia Virtual de Arborização Urbana”

Ibiporã já conta com um “Guia Virtual de Arborização Urbana”. Concebido e organizado pela bióloga da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Andressa das Graças da Silva de Paulo, o guia tem a finalidade de estabelecer normas e orientar o plantio e os cuidados com as espécies de vegetação no Município.

“Textos e ilustrações contidos no guia trazem informações sobre as espécies de árvores mais adequadas para vias públicas. O manual explica ainda quais os benefícios de se ter uma árvore, os cuidados e os procedimentos técnicos apropriados para o plantio, como por exemplo, não plantar árvore dentro de manilha”, explica a bióloga.

Segundo Andressa, cerca de 50% das mudas plantadas no município não vingam por conta de práticas inadequadas. “Uma árvore leva até 10 anos para se tornar adulta. O vandalismo, além de crime contra o meio ambiente e o patrimônio público, causa prejuízo financeiro e danos à arborização, que é essencial à qualidade de vida de uma cidade”, argumenta a bióloga.

Sibipiruna, oiti, ipê, quaresmeira e resedá são as espécies mais comuns em Ibiporã. Produção de sombra, atenuação da temperatura, filtragem dos ruídos causados pela poluição sonora, purificação do ar e embelezamento local são apenas alguns dos benefícios trazidos pelas árvores plantadas em ambiente urbano. Preserve-as.

O manual pode ser acessado no site da Prefeitura Municipal (www.ibipora.pr.gov.br) através do link da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.