Publicado em: 05/06/2013 16:28

Caminhada e lançamento de programa marcaram Dia do Meio Ambiente

Caminhada e lançamento de programa marcaram Dia do Meio Ambiente Caminhada e lançamento de programa marcaram Dia do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta quarta-feira (05), foi comemorado com ações educativas em Ibiporã. Autoridades municipais, alunos e professores de escolas municipais, integrantes do Centro de Convivência dos Idosos (CCI) e apoiadores da Semana do Meio Ambiente participaram de uma caminhada ecológica no Horto Florestal e do lançamento do programa "Coleta Óleo de Fritura", realizado em parceria com a AN ambiental, empresa ibiporaense especializada na coleta e destinação de óleo de cozinha.

Na cerimônia de lançamento do programa as autoridades destacaram a importância do papel das crianças na conscientização ambiental dos adultos. "Ibiporã é privilegiada por 180 nascentes e devemos preservá-las. Crianças, sejam fiscais dos pais porque vocês serão os maiores usufruidores de tudo o que a natureza nos oferece", orientou o secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Tomás Falkowski. "Ibiporã destaca-se nacionalmente pelas políticas públicas de preservação ambiental e sempre temos o envolvimento da comunidade, principalmente das escolas, em nossas ações", ressaltou o diretor de Meio Ambiente, Diógenes Magri.

Representando o prefeito José Maria Ferreira, a vice Sandra Moya destacou que uma das prioridades da administração é cuidar do meio ambiente. "Portanto, peço a cada um de vocês que cuidem de suas casas, escolas, da cidade, para que possamos viver em um mundo melhor", comentou a vice-prefeita. Na oportunidade, a administração doou quatro jogos de lixeiras para o Parque Estadual de Ibiporã. As lixeiras possuem compartimentos para resíduos orgânicos, reciclados e rejeitos.

Durante a caminhada pelo horto os alunos aproveitaram para conhecer espécies nativas preservadas naquela área. "É a primeira vez que venho aqui. Está muito legal o passeio, porque gosto de fazer trilhas e conhecer um pouco mais sobre a nossa fauna e flora", comentou a aluna da Escola Municipal Professora Almerinda Felizetti do Nascimento, Ana Vitória de Lima Figueiredo. "Concluímos o conteúdo sobre ecologia com a caminhada no Horto Florestal. Depois vamos produzir cartazes e textos sobre a atividade. É muito importante a integração entre teoria e prática para que as crianças sintam-se responsáveis pelo ambiente onde vivem", explicou a professora Magda Furrier Rosa Eduardo.

A Semana do Meio Ambiente termina no domingo (09) com o lançamento da coleta de resíduos recicláveis da Zona Rural, na Capela da Boa Esperança. Inicialmente serão nove pontos de coleta, localizados nas capelas rurais da cidade, onde os agricultores poderão depositar o material reciclável. A coleta ocorrerá todos os sábados.

A Semana do Meio Ambiente é uma realização da Prefeitura Municipal de Ibiporã, com apoio do Samae, AN ambiental, Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Empresa Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Grupo Mulher Atual e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Programa "Coleta Óleo de Fritura"

Agora a população poderá dar uma destinação correta ao óleo de cozinha. Parceria entre a Prefeitura Municipal de Ibiporã e a AN ambiental, o programa "Coleta Óleo de Fritura" coleta os óleos vegetais e gorduras animais em diversos estabelecimentos geradores e os destina principalmente para a produção de biodiesel, eliminando assim o impacto negativo da inadequada destinação desses óleos. A população poderá transportar o óleo dentro de garrafas pet bem fechadas para cerca de 14 bombas de coleta espalhadas pela cidade, tais como Prefeitura, Samae e escolas. Como incentivo à ação, as instituições de ensino poderão trocar o óleo arrecado por material de limpeza. "Nas escolas já arrecadamos 700 litros de óleo antes mesmo do lançamento do programa. Os números mostram o envolvimento da comunidade escolar neste importante projeto de educação ambiental", concluiu a coordenadora do programa, Carolina Moura. Como incentivo à ação, as escolas poderão trocar o óleo arrecado por material de limpeza.

A empresa também firmou parceria com a ONG Instituto Carlos Galera, que acolhe animais abandonados. Parte da renda obtida com a venda do óleo vegetal usado será revertida para custear as despesas da instituição. "Esta parceria é fundamental para nós. Com este dinheiro poderemos realizar o tratamento de câncer dos cães e incrementar a ração", informou a mantenedora da ONG, Maria Galera.

As empresas interessadas em aderir ao programa "Coleta Óleo de Fritura" devem ligar diretamente para a AN ambiental no 0800-4000202 Já as escolas devem solicitar a inclusão pelo e-mail [email protected].