Publicado em: 11/06/2013 13:00

Servas da Caridade convidam para comemorações do Jubileu de Ouro

Servas da Caridade convidam para comemorações do Jubileu de Ouro Servas da Caridade convidam para comemorações do Jubileu de Ouro

As irmãs Carmelisa Silva da Paixão, Lina Duse e Ângela Maria da Rosa, da congregação Irmãs Servas da Caridade, estiveram em visita ao prefeito José Maria Ferreira para entregar o convite para a celebração da missa de encerramento do Ano Jubilar, que será realizada neste domingo (16), às 10 horas, na Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz (Igreja Matriz). Na programação também constam a celebração do tríduo, nos dias 13, 14 e 15 e a encenação do espetáculo "Uma história de amor e doação", sobre a história da missão em Ibiporã, que será dramatizada por jovens das comunidades São Francisco e São Geraldo. Cerca de 400 pessoas de várias partes do Brasil e também da Croácia, Itália e Equador são esperadas para as comemorações.

Segundo Irmã Lina, responsável pela missão em Ibiporã, a cidade foi a primeira a receber os serviços da congregação, em 1963. "Diante do apelo do Papa João XXIII que exortava as congregações religiosas a colaborarem com a missão da Igreja Latino Americana, as irmãs Marcelina Cadei, Ana Maria Martorano, Eliza Pezzoti, Giuseppina Costoluco, Lorenzina Prestini e Amabile Guarneri, vindas da Itália, aqui chegaram para se dedicar à caridade, com atividades intensas tanto no campo espiritual, hospitalar e social", contou.

O primeiro local de trabalho foi o Hospital Cristo Rei. Atualmente, as irmãs assistem os idosos e andarilhos do Lar Padre Leone (asilo). Há sessões de fisioterapia, musicalização, oração do terço e outras atividades terapêuticas.

Nas bodas de ouro da presença das Servas na América Latina também se celebra os 200 anos do nascimento da Santa Maria Crucifixa di Rosa, fundadora das Servas da Caridade.  Atualmente, a congregação está presente na Itália, Croácia, Brasil, Equador, Ruanda, e em Burundi.  "Este jubileu é para celebrar e agradecer a Deus o nosso carisma, colaborando para que a caridade crescesse e florescesse neste chão, além de divulgar o nosso trabalho vocacional", afirmou Irmã Carmelisa, delegada regional (Brasil) da congregação.