Publicado em: 24/06/2013 08:43

Prefeito José Maria assina melhorias para o trânsito com a construção de 3 rotatórias Prefeito José Maria assina melhorias para o trânsito com a construção de 3 rotatórias

Melhorias no trânsito de Ibiporã estão prestes a acontecer - três grandes novas rotatórias serão construídas para agilizar o fluxo dos veículos e a circulação dos pedestres. A Administração Municipal investirá R$ 145.644,81 dos R$ 377.200,86 provenientes do Governo Federal para custeio das obras. A empresa responsável pela execução do projeto das rotatórias é a Giralda Contrutora de Obras Ltda e seus funcionários devem começar a trabalhar na próxima semana, assim que as chuvas cessarem. A Caixa Econômica Federal é a instituição que fiscalizará o andamento das construções.

A primeira rotatória a ser construída será a da Praça Eugênio Sperandio com a Rua João Barreto. “Com a presença da Secretaria de Educação na região, a Secretaria de Assistência Social, o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), que também irão para aquela área, e a reabertura do Centro de Convivência dos Idosos  (CCI) o volume de tráfego aumentará e nós precisamos solucionar o problema”, argumenta o prefeito José Maria Ferreira.

Em seguida, as obras serão realizadas nas Av. Prudente de Moraes com o início da Rua Luiz Ferrari e a Rua Padre Vitoriano Valente, um pouco acima do hospital Cristo Rei. “Por ser uma rua diagonal que está sempre sujeitando o pedestre e o motorista a uma situação de risco, essa rotatória vai ajudar no fluxo de passagem das pessoas que atravessam diariamente por essas vias”, esclarece Ferreira.

Por fim, a última rotatória a ficar pronta será em frente a Casa de Carnes Bom Bife, com ligação entre a Av. Paraná e a Av. Prefeito Mário de Menezes. “É uma intercessão importante porque estamos estrangulando a entrada para Ibiporã; queremos organizar e tornar aquele setor mais seguro para a nossa cidade”, afirma o prefeito.

De acordo com José Maria Ferreira, as três rotatórias além de disciplinar o trânsito, que é bastante intenso nas áreas das construções, também vão auxiliar no processo educacional de trânsito sem sinaleiros. “Essas rotatórias vão ser de uma grande valia. Elas vão trazer segurança, agilidade e permitirão melhor mobilidade urbana”, garante o prefeito.

Segundo o prefeito, os semáforos não são tão úteis quantos as rotatórias. “Nossos quarteirões são pequenos, se colocarmos um sinaleiro e deixá-los fechados por dois minutos eles já atrapalham as ruas seguintes. A rotatória potencializa o trânsito - o motorista chega à rotatória, para e já entra, diminuindo o tempo de espera”, esclarece ele.

José Maria já cobrou um trabalho bem feito e ágil da construtora, para que a população sinta o menor desconforto possível. Ele também pediu compreensão dos cidadãos e paciência, pois todas essas obras, segundo o prefeito, estão dentro de um conceito de melhoria da cidade. “Vamos melhorar o trânsito de Ibiporã e dar mais segurança para os habitantes da nossa cidade”, defendeu o chefe do executivo municipal.

A administração municipal ainda adiantou que está sedo planejada a construção de mais cinco novas rotatórias no município até o final de 2014. Estiveram presentes com o prefeito na cerimônia de assinatura do contrato e autorização para início das obras, na última quarta-feira (19), diretores e engenheiros da Giralda Construtora de Obras, secretários de Planejamento, Paulo Sergio Victor, de Obras, Alexandre Casagrande, de Finanças, José Aparecido de Abreu, de Agricultura, Tomás Falkowski, os vereadores - Marcos da Ambulância, Lucas Botti e Orlando Ferreira - diretoria da Ordem dos Ministros Evangélicos de Ibiporã (OMEI), além de diretores e funcionários da Prefeitura de Ibiporã.