Publicado em: 24/06/2013 11:21

Ibiporã realiza Etapa Municipal da Conferência Nacional de Educação

Ibiporã realiza Etapa Municipal da Conferência Nacional de Educação Ibiporã realiza Etapa Municipal da Conferência Nacional de Educação

No dia 21 de junho ocorreu no Auditório dos Pioneiros a Etapa Municipal da CONAE - Conferência Nacional de Educação – com o tema “O PNE na articulação do Sistema Nacional de Educação: participação popular, cooperação federativa e regime de colaboração.”

Este encontro que ocorre pela segunda vez na cidade, a primeira foi em 2009, teve a intenção de debater e apresentar propostas para melhorar a educação básica, superior, profissional e tecnológica no país.

Segundo a secretária de educação, Maria Margareth Rodrigues Coloniezi, a Conferência Municipal é um evento significativo que representa uma série de conquistas que a educação vem construindo ao longo do tempo para conseguir melhorias da qualidade educacional e qualificação profissional com a participação de diferentes segmentos da sociedade civil.

“O objetivo desta etapa é reunir o maior número de pessoas envolvidas com a educação direta ou indiretamente no município discutindo e colhendo sugestões para construirmos políticas que melhorem a qualidade da nossa educação e a condição de trabalho do professor. Estamos contentes, pois quase todos os segmentos da sociedade estão representados neste encontro e temos grandes expectativas em relação a Conferência Estadual e a Nacional que ocorre em 2014”, salientou a secretária.

O prefeito José Maria Ferreira também participou do evento e destacou a importância desta discussão na área educacional. “A Conferência Nacional da Educação é muito importante para o país e só poderá ter sucesso se os municípios se organizarem e elaborarem boas propostas para que sirvam como contribuição efetiva para o avanço do processo educacional. Nós não podemos continuar a figurar entre os países com baixo índice de educação sem ter uma reação e esta reação tem que começar no município, em conjunto com a sociedade, e é isso que esperamos fazer através desta 2ª Conferência que ocorre em Ibiporã e a sociedade organizada que está aqui deve estabelecer propostas para os gestores das cidades, do Estado e da União visando contribuir para melhoria da educação em todo o país”, afirmou o prefeito.

No período da manhã o professor doutor Oscar Alves, presidente do Conselho Estadual de Educação, explicou as centenas de participantes como foi o árduo processo que culminou na realização das conferências municipais e estaduais até chegar a nacional, cuja intenção maior será adequar um plano nacional de educação visando desenvolver cada vez mais o sistema educacional e quais objetivos são esperados nestes encontros.

No período vespertino os participantes foram divididos em 7 grupos (eixos) para  discutir o que foi proposto na última conferência realizada e fazer emendas que foram apresentadas aos demais com idéias e sugestões de reformulação. No final do evento foram eleitos os delegados Emerson José de Oliveira e Silvia Madalena Duarte Portella para representar o município na Conferencia Estadual que ocorre em setembro em Curitiba.

Participaram também deste evento a presidente da Câmara Municipal, Mari de Sá, o procurador do município, Dr. Luis Pedroso, o conselheiro do Conselho Estadual de Educação, Arnaldo Vicente, o vereador, Lucas Keller Botti, integrante da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, a presidente da Federação das APAEs do Paraná, Neuza de Sá, entre outras autoridades além de representantes do Conselho Municipal de Educação, de Alimentação Escolar, do FUNDEB, do Transporte, da Criança e Adolescente, do Conselho Tutelar, da Secretaria de Saúde, APMs, direção de escolas, alunos, associação de bairros, entre outros.