Publicado em: 27/06/2013 09:50

Administração Municipal marca presença no Fórum Regional do Pronatec

Administração Municipal marca presença no Fórum Regional do Pronatec Administração Municipal marca presença no Fórum Regional do Pronatec

A secretária municipal do Trabalho, Lourdes Narcizo, a secretária municipal de Assistência Social Ana Cláudia Vieira Martins, e a coordenadora de Qualificação Profissional, Sônia Martins, participaram no dia 13 do Fórum Regional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), no Village, espaço de eventos, em Cambé.

O evento foi realizado pela Secretaria Estadual do Trabalho e parceiros, sob a coordenação do secretário estadual do Trabalho do Paraná, Luiz Claudio Romanelli, e diretores do sistema Público de emprego do Estado.

Participam do encontro, prefeitos, secretários municipais da região de Londrina e Ivaiporã, agentes de qualificação profissional representados pelas instituições do Sistema Nacional de Aprendizagem (Senai, Senac e Senat), Instituto Federal do Paraná (IFPR) e Secretarias de Estado da Educação, Trabalho, Emprego e Economia Solidária, da Família e Desenvolvimento Social e do Turismo.

O objetivo do Fórum é difundir melhor o programa, sanando dúvidas e apresentar os cursos disponibilizados por cada um dos segmentos que ofertam mecanismos para qualificação profissional no Estado.

PRONATEC - O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) tem como objetivo, por meio da qualificação profissional, facilitar o retorno do trabalhador ao mercado de trabalho no menor tempo possível.

Para Lourdes Narcizo, as ações do Pronatec corroboram para o enfrentamento dos desafios da qualificação profissional e exige um trabalho conjunto entre os segmentos envolvidos e colocam à disposição do cidadão um portifólio imenso de cursos profissionalizantes, executados pelo Sistema "S"  (Senai, Senac, Senat, Senar), além do Instituto Federal do Paraná.  "São ações afirmativas em favor do trabalhador que está fora do mercado de trabalho devido as mudanças  provocadas pela inovação tecnológica da indústria. Ibiporã, ganha com isto, a administração ganha com isto, o mercado de trabalho ganha com isto. São investimentos robustos que voltam ao bolso do consumidor  e a sociedade precisa estar atenta para aproveitar essas oportunidades", finalizou a secretária do Trabalho.