Publicado em: 27/06/2013 14:23

Administração Municipal é certificado com selo ODM

Administração Municipal é certificado com selo ODM Administração Municipal é certificado com selo ODM

O prefeito de Ibiporã, José Maria Ferreira, o diretor de Meio Ambiente da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Diógenes Magri, e o diretor presidente do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), Claudio Buzeti, estiveram nesta terça-feira (25) em Curitiba para participar do seminário de lançamento da 5ª Edição do Prêmio ODM Brasil e da cerimônia de entrega da 3ª Edição do Selo ODM.

Promovido pelo Sesi no Paraná, por meio do "Movimento Nós Podemos Paraná", o evento, realizado na sede do Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) no Jardim Botânico, em Curitiba, reuniu cerca de 400 pessoas de diferentes regiões do Estado. Na ocasião, o Sistema Fiep, o Sesi e a Secretaria Estadual de Educação também assinaram o termo de adesão ao Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade/Nós Podemos.

Ibiporã foi um dos quatro municípios paranaenses premiados com o Selo ODM, certificação destinada a empresas e instituições paranaenses que realizam ações e projetos em prol dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Foram 128 empresas e instituições inscritas nesta 3ª edição e 113 certificadas. Realizaram a inscrição 23 instituições públicas, 55 empresas privadas e 50 instituições da sociedade civil.

Segundo o diretor de Meio Ambiente, a Administração Municipal foi contemplada pela primeira vez graças às ações realizadas em prol do sétimo dos oito objetivos definidos em 2000 pela Organização das Nações Unidas (ONU): qualidade de vida e respeito ao meio ambiente. "O nosso saneamento básico, o programa de Separação de Lixo, inédito e diferenciado, que acontece com ampla adesão da população desde 2009, foram reconhecidos pela instituição. A certificação é importante porque poderemos utilizar o selo durante um ano nos materiais de divulgação do município", ressaltou Magri.

O prefeito José Maria enfatizou a importância da certificação. "Utilizaremos com orgulho este selo. Todo o nosso esforço tem se voltado para o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida da população, iniciando-se nos serviços de saúde, educação e geração de renda, com atendimento preferencial a criança e ao idoso, dois dos vetores mais fragilizados em nossa sociedade", argumentou. "O prêmio é de enorme relevância, já que os Objetivos do Milênio foram definidos por líderes mundiais em reunião da cúpula da ONU em 2000 visando à eliminação da fome e extrema miséria até 2015. Este tipo de reconhecimento é um incentivo para que o Samae continue buscando a excelência no desenvolvimento do trabalho de saneamento e gestão dos resíduos na cidade", assegurou Claudio Buzeti.

De acordo com Magri, o município se inscreverá também no Prêmio ODM Brasil. A premiação foi lançado em 2004, pelo Governo Federal, para reconhecer, valorizar e incentivar as mais importantes e criativas ações da sociedade civil e de governos municipais que ajudam o Brasil a atingir os ODM.

Além da certificação, o município assinou termo de compromisso de três metas: educação básica de qualidade para todos (objetivo 2), qualidade de vida e respeito ao meio ambiente (objetivo 7) e todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento (objetivo 8).

A relação das empresas e instituições certificadas está disponível no site www.nospodemosparana.org.br.

Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM)

Os ODM foram definidos em 2000, durante a Reunião de Cúpula da ONU, onde líderes de 189 países assinaram um pacto para eliminar a fome e extrema miséria até 2015. São oito objetivos. 1) acabar com a fome e a miséria; 2) educação básica de qualidade para todos; 3) igualdade entre sexos e valorização da mulher; 4) reduzir a mortalidade infantil; 5) melhorar a saúde das gestantes; 6) combater a AIDS, a malária e outras doenças; 7) qualidade de vida e respeito ao meio ambiente; 8) todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.