Publicado em: 01/07/2013 09:08

Secretaria do Trabalho promove mais um curso de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos Secretaria do Trabalho promove mais um curso de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos

A Secretaria Municipal do Trabalho, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, promoveu, nos dias 20 e 21 de julho, mais um curso de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos. A palestra foi proferida pelo médico veterinário Élcio Rossi, com oito horas de carga horária.

Entre os temas abordados, higiene pessoal; higiene ambiental e de utensílios; higienização hortifruti; armazenamento de alimentos; preparo, cozimento e resfriamento dos alimentos; reaproveitamento de sobras; toxinfecções alimentares; agentes biológicos causadores de doenças de origem alimentar; doenças veiculadas por alimentos;  salmonella spp; escherichia coli; controle: higiene, técnica, temperatura e tempo; perigos em alimentos;  fatores de risco; boas práticas na manipulação de alimentos; higiene pessoal e de equipamentos e utensílios.

Um diferencial nas novas turmas é que os inscritos também estão recebendo uma qualificação em EAD (Educação à Distância), uma parceria da Secretaria do Trabalho com o SENAI-Londrina. Trata-se do livro: Higiene de Alimentos - iniciação profissional, que aborda temas como segurança dos alimentos; microbiologia básica, boas práticas na fabricação, entre outros. Os alunos receberam o livro no segundo dia do curso e tiveram uma semana para ler e responder a avaliação que acompanha o material. Vale destacar que o livro é um complemento para o curso, assim os alunos desta turma receberão dois certificados um de oito horas pelo curso e um de 60 horas pela qualificação através do livro em EAD.

A coordenadora de qualificação profissional do projeto, Sônia Martins, enfatizou a importância deste complemento para o curso. "Esta qualificação à distância vem contribuir ainda mais para a formação dos munícipes que trabalham na área de alimentos, trazendo novos conhecimentos, esclarecendo dúvidas, enfim, é de suma importância esta complementação de informações", comentou.

A secretária municipal do Trabalho, Lourdes Narcizo, ressaltou a importâncias das ações de qualificação para o município, para os munícipes e para atração de empresas.