Publicado em: 01/07/2013 09:28

Exposição sobre Henrique de Aragão será aberta dia 6 de julho, no Cine Teatro

Exposição sobre Henrique de Aragão será aberta dia 6 de julho, no Cine Teatro Exposição sobre Henrique de Aragão será aberta dia 6 de julho, no Cine Teatro

No próximo sábado, (06), será aberta às 20 horas, no saguão do Cine Teatro Municipal Padre José Zanelli, a exposição "Faces da obra de Henrique de Aragão", que exibe painéis de grandes dimensões com pinturas e fotografias de esculturas famosas do artista radicado em Ibiporã.

A exposição passou por Curitiba em abril, em junho esteve em Londrina, no Museu de Arte, e agora em julho vem para Ibiporã, onde poderá ser conferida pelo público até o final do mês, no saguão do teatro.

Paralelamente à mostra, será lançado neste dia 6 o livro "Henrique de Aragão - esculturas públicas", que reúne fotos, textos de vários autores e a cronologia da obra do artista. O livro é organizado pela artista plástica Isabelle Catucci da Silva e resultado de uma dissertação de Mestrado na UFPR sobre a arte pública de Aragão em Ibiporã.

Henrique de Aragão, 82 anos, é paraibano e desembarcou em Ibiporã na década de 60, tendo se fixado na cidade em 1967, quando foi acolhido pela comunidade e recebeu do então prefeito Ciro Ibirá de Barros um barracão para trabalhar e onde fundou a Casa de Artes e Ofícios Paulo VI. Deste local, vem disseminando a arte e produzindo obras para o Brasil e o mundo.

CORREDOR CULTURAL AO AR LIVRE

É importante salientar que a maior parte das suas obras estão espalhadas por espaços públicos de Ibiporã, formando o 'Museu de Esculturas ao Ar Livre'.

"Essas intervenções pelas praças e avenidas da cidade convidam a população em geral a aprender a apreciar arte e dessa forma vamos formando cidadãos mais conscientes e sensíveis às manifestações culturais", afirma o secretário municipal de Cultura e Turismo, Julio Dutra.

No último dia 10, Aragão visitou o prefeito José Maria e o entregou exemplares do livro sobre suas esculturas públicas. O prefeito, reconhecendo a grandiosidade do trabalho, principalmente no campo das artes sacras, e a projeção que Ibiporã ganhou em função disso, convidou Aragão para fazer novas esculturas para pontos estratégicos da cidade.