Educação

 

Publicado em: 01/07/2013 11:22

Vencedores da etapa municipal do “Prêmio Seara Estudante” viajam ao Sítio Carroção


Whatsapp

 

Vencedores da etapa municipal do “Prêmio Seara Estudante” viajam ao Sítio Carroção Vencedores da etapa municipal do “Prêmio Seara Estudante” viajam ao Sítio Carroção

 

Os alunos que participaram da 4ª edição do "Prêmio Estudante Seara Rede Massa" e ficaram entre os três primeiros da etapa municipal da sua cidade reuniram-se em Ibiporã na última sexta-feira, dia 28, e viajaram para o Sítio do Carroção em Tatuí (SP), considerado o único resort pedagógico do Brasil. Os professores que coordenaram as equipes acompanharam as crianças.

 

Ibiporã teve uma participação recorde nesta edição do prêmio. Mais de 100 trabalhos foram confeccionados por 554 alunos do quinto ano das escolas da Rede Municipal de Ensino. Com o tema "Reciclando na Escola", a proposta deste ano é que os alunos confeccionassem objetos tendo como matéria-prima os resíduos gerados prioritariamente no ambiente escolar - recicláveis e orgânicos. O objetivo é promover a criatividade dos alunos associada à consciência de que a reciclagem abre caminhos para melhorar o equilíbrio ambiental e a qualidade de vida das comunidades, tendo como ponto de partida a reflexão sobre o reaproveitamento e a reciclagem de resíduos gerados nas escolas.

 

Guilherme Xavier Demuner é estudante da Escola Municipal Sebastião Luiz de Oliveira. O aluno é integrante da equipe "Isso é Brasil" junto com as colegas de classe Anna Maria Campos Alves e Maria Eduarda Paula Pizza. "Foi muito bom participar do projeto, nós aprendemos que é preciso reciclar para não estragar o planeta. Estou feliz demais por termos ganhado essa etapa. Nosso trabalho ficou muito bem feito", conta Demuner. "Estou muito ansioso para conhecer o Sítio do Carroção e fazer novas amizades", confessa o estudante.

 

A equipe da escola Municipal Professora Vera Lúcia Pansardi Casagrande, da equipe "Recicle Agora", ficaram em segundo lugar na etapa municipal de Ibiporã. "Foi muito bom e principalmente interessante trabalhar com os estudantes sobre reciclagem. Eles entenderam a importância desse trabalho para a qualidade de vida das pessoas. As crianças têm chance de vencer e estão super eufóricas, mas nós já explicamos que importante não  é o prêmio mas sim o aluno participar", explica a diretora da escola, Evelyne Busignani Morais

 

A equipe da cidade que ficou em terceiro lugar foi a "Recicola", da Escola Municipal Prefeito Mário de Menezes. Os alunos criaram um pesca-sílabas. Arthur Hideo Okawa, um dos participantes, afirmou que foi muito legal fazer parte desta equipe.  "Foi divertido fazer o trabalho, mas eu achava que a gente não tinha chance de ganhar. Ficando em terceiro lugar, agora eu acredito que podemos vencer. Estou muito ansioso por essa viagem, até sonhei com ela essa noite", revela o estudante.

 

Este ano o 4º Prêmio Seara Estudante reúne mais de cinco mil alunos de 13 municípios do Norte: Londrina, Arapongas, Assaí, Bela Vista do Paraíso, Cambé, Ibiporã, Marialva, Primeiro de Maio, Rolândia, Santa Mariana, São Sebastião da Amoreira, Sertaneja e Sertanópolis.

 

O resultado final do concurso será divulgado na quinta-feira (04).  Os integrantes da equipe vencedora ganharão, cada um, um notebook. A professora responsável pela equipe receberá R$ 10 mil e a escola R$ 34 mil, para desenvolver projetos com os alunos que estimulem a consciência em relação ao meio ambiente. 

 

O prêmio foi instituído em 1993 pela Seara Indústria e Comércio de Produtos Agropecuários, sediada em Sertanópolis, e que possui uma grande unidade de recebimento de grãos e fábrica de moagem de milho em Ibiporã.

 

 


Imagens