Publicado em: 03/07/2013 14:10

Secretaria de Obras desentope galerias pluviais em Ibiporã

Secretaria de Obras desentope galerias pluviais em Ibiporã Secretaria de Obras desentope galerias pluviais em Ibiporã

O mau uso das bocas de lobo ou bueiros, como são popularmente conhecidos pelas pessoas, acaba gerando diversos transtornos, principalmente nos dias de chuva. A sujeira encontrada na tubulação, além de entupir as galerias pluviais - que servem para levar as águas da chuva até os rios e mananciais – é danosa e muito prejudicial ao meio ambiente.

A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Obras, está realizando o trabalho de desentupimento das galerias pluviais, um trabalho permanente que conta com uma equipe específica para esses reparos.

De acordo com Alexandre Casagrande, secretário de Obras do município, o uso indevido dos bueiros está entupindo as galerias pluviais da cidade. “As galerias deveriam ser só para as águas da chuva, mas estamos encontrando óleo diesel, pano, garrafa pet, entulho de construção. Tudo isso  impede a passagem da água até o seu destino”, esclarece Casagrande. "Estamos encontrando verdadeiros lixões nos poços de visitas que temos abertos”, revela o secretário.

Tudo o que desce pelos bueiros das ruas acabam indo direto para as galerias pluviais. “As galerias bem cuidadas impendem o assoreamento dos rios, que é o acúmulo de sujeiras no leito dele, o alagamento das residências, que sempre geram muitas reclamações e, evitam também o desbarranco de estradas e buracos nos asfaltos”, explica o secretário.

Em Ibiporã o maior problema encontrado foi na Av. André Sert, na ligação entre os bairros Padre Rino e Tupi. “Provavelmente terá que ser substituída certa metragem de rede por causa dos entupimentos”, afirma Casagrande. Além de ser perigoso para os próprios munícipes o meio ambiente também sofre com o entupimento das galerias, principalmente os rios e mananciais.

Para preservar as galerias pluviais é preciso fiscalizar os próprios atos, “recolher a sujeira perto dos bueiros e deixar limpas as entradas das bocas de lobo, que ficam na frente da casa de algumas pessoas. Dessa maneira vamos diminuir cada vez mais esse problema”, aponta o secretário.

A administração municipal está trabalhando diariamente para resolver esse problema, mas a ajuda dos munícipes é fundamental para manter a cidade limpa. “Pedimos que as pessoas fiscalizem e denunciem algum problema que envolva as galerias pluviais, mas também denunciem se avistarem alguém jogando algo indevido nos bueiros. O poder público procura fazer a parte dele, mas precisamos da participação dos cidadãos”, expõe Casagrande.

Serviço:

A secretaria de obras atende toda a população de segunda a sexta-feira.
Horário: Das 8 às 17h