Publicado em: 10/06/2010 12:56

Pessuti assinará convênio para início da Estrada dos Pioneiros

Pessuti assinará convênio para início da Estrada dos Pioneiros Pessuti assinará convênio para obra da Estrada dos Pioneiros

Para quem não acreditava que a obra poderia sair este ano, devido à amplitude do projeto e ao aporte de recursos que será necessário, o governador Orlando Pessuti está cumprindo um compromisso assumido em dezembro de 2009 com o prefeito José Maria, de iniciar o asfaltamento da Estrada dos Pioneiros, importante via de ligação entre Ibiporã e Londrina.

Nesta SEXTA-FEIRA (11/6), Pessuti vem a Ibiporã para assinar o convênio para a execução da primeira parte da obra, que é um dos projetos mais importantes da atual administração municipal de Ibiporã.

A assinatura do convênio entre o Governo do Estado e a Prefeitura acontecerá às 14 horas, no Cine Teatro Pe. José Zanelli. Na mesma ocasião, o governador entregará viaturas para a Polícia Militar em Ibiporã.

O convênio que será assinado amanhã prevê a liberação de R$ 5.315.000,00 para a construção de uma trincheira de transposição da linha férrea de um viaduto sobre a BR-369.

A obra tem um orçamento total de aproximadamente R$ 17 milhões. Os projetos preliminares executados pela Prefeitura preveem não apenas o asfaltamento da estrada, mas a construção de uma grande avenida ligando as duas cidades e que abrirá um novo corredor industrial entre Ibiporã e Londrina. Tanto é que naquela região da cidade a Prefeitura está implantando o Condomínio Empresarial de Ibiporã, o primeiro empreendimento do gênero na região de Londrina.

O projeto prevê a terraplenagem, correção do traçado da estrada original, asfaltamento, a transposição da linha férrea e o elevado sobre a BR-369, ligando os jardins Santa Paula e San Rafael. Esse viaduto irá retirar da rodovia o fluxo de veículos e pedestres desses bairros e permitirá o acesso dos veículos que chegarem à BR-369 pela Estrada dos Pioneiros. "É, com certeza, a obra de maior importância da nosso governo", reiterou o prefeito José Maria.

A nova avenida ligará o Jardim Santa Paula, em Ibiporã, ao campus da UTFPR, na zona leste de Londrina. Será uma via alternativa que poderá retirar boa parte do tráfego intenso de veículos que hoje se concentra todo na BR-369.