Publicado em: 05/07/2013 12:28

Ibiporã discute meio ambiente

Ibiporã discute meio ambiente Ibiporã discute meio ambiente

Cerca de 40 pessoas participaram na noite de terça-feira (02), no Colégio Olavo Bilac, da 4ª Conferência Municipal do Meio Ambiente, promovida pela administração municipal, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. A etapa municipal precede as conferências macrorregionais, estadual e nacional. O tema proposto pelo Ministério do Meio Ambiente para as conferências este ano é a Política Nacional e Estadual de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010).

Os participantes, formados por representantes da sociedade civil, poder público e setor empresarial, dividiram-se em grupos para elaborar cinco propostas para cada um de quatro eixos: produção e consumo sustentáveis, redução dos impactos ambientais, criação de emprego e renda e educação ambiental. "Apesar da baixa participação popular, o balanço é positivo. Discutimos temas como a concretização da logística reversa e o desenvolvimento do turismo rural na região do Tibagi", informou o diretor de Meio Ambiente, Diógenes Magri. As propostas serão encaminhadas levadas à conferência macrorregional, dia 25 de julho, em Londrina.  "E contribuição da população foi no sentido de buscar oferecer às futuras gerações uma qualidade de vida melhor, com sustentabilidade", acrescentou o prefeito José Maria Ferreira.

Durante a conferência também foram eleitos oito delegados (5 da sociedade civil, 2 do poder público e 1 do setor empresarial) para representar Ibiporã na conferência macrorregional.

A IV Conferência Estadual de Meio Ambiente - Paraná Sem Lixões ocorrerá nos dias 5 e 6 de setembro, em Foz do Iguaçu. Já a Conferência Nacional será de 24 a 27 de outubro, em Brasília.