Publicado em: 10/07/2013 11:14

Alunos da Escola Prof(a) Alice Roma encerram aulas do Proerd

Alunos da Escola Prof(a) Alice Roma encerram aulas do Proerd Alunos da Escola Prof(a) Alice Roma encerram aulas do Proerd

"Drogas não, Vida Sim". Este lema e tantos outros ensinamentos foram repassados durante este semestre a cerca de 80 alunos do quinto ano da Escola Municipal Professora Alice Roma Botti Schmitt, no Jd. San Rafael, através do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), executado pela Polícia Militar do Paraná há 13 anos, e que tem contribuído decisivamente para afastar muitos adolescentes das drogas.

O encerramento das atividades na escola, ocorrido nesta terça-feira (09), foi marcado pela exposição de cartazes sobre os conteúdos trabalhados em sala de aula e a visita do sargento Romildo e do soldado Samuel, da Patrulha Escolar, que passaram orientações sobre segurança e como evitar carona de estranhos. "Trabalhamos de forma lúdica a conscientização e prevenção ao uso e abuso de drogas lícitas e ilícitas com tomada de decisões", explicou a coordenadora do Proerd em Ibiporã, a educadora social - sargento Edimara Sacoman Coelho.

Além dos malefícios das drogas, à pedido da direção da escola, o tema bullying (todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia) foi trabalhado com alunos dentro das aulas do programa. "No início do ano um aluno estava sendo vítima de bullying por ser de outra cidade e obeso. Pedimos ajuda a sargento para explicar o que caracteriza esta agressão e como denunciar e apoiar quem está sendo vítima de bullying. Deu certo. O estudante começou a ser aceito pelo grupo", afirmou a diretora da escola, Susanne Torres Guimarães.

Ao longo da sua história em Ibiporã, o Proerd, desenvolvido em parceria com a Prefeitura Municipal desde o ano 2000, diplomou cerca de 9.500 alunos. De acordo com o currículo do programa, as aulas permitem que o aluno compreenda os efeitos das drogas no organismo, as conseqüências de seu uso, as diferentes maneiras de resistir às pressões e a toda e qualquer forma de violência. "Trabalhamos com realidades muito difíceis, e o mais gratificante ao longo destes anos é constatar a redução dos problemas referentes às drogas, violência e disciplina nas escolas. Os adolescentes tornam-se multiplicadores destes ensinamentos, levando o alerta para a família e comunidade", pontuou a coordenadora do Proerd. Outro fato ressaltado é a mudança de visão que os alunos têm dos policiais, que passam a vê-los como amigos e alguém que irá protegê-los.

Os novos proerdianos mostraram que aprenderam a lição. "O bullying é um ato de violência muito feio. Precisamos nos colocar no lugar da pessoa que está sendo agredida para sabermos o quanto está sofrendo", comentou a aluna Loren Cristina Cardoso dos Santos, 10 anos. "A droga é viciante. É cilada experimentar a primeira vez só por curiosidade, porque a pessoa pode não sair mais dessa e até morrer", orientou o aluno Osvaldino Alves de Souza Filho, 11 anos. "Mais do que prejudicar os outros, quem usa drogas está prejudicando a própria vida", afirmou Samuel dos Santos Filho, 11 anos.

A formatura geral dos alunos que participaram do Proerd em 2013 será em novembro, no Cine Teatro Pe. José Zanelli. Na ocasião, serão entregues certificados de conclusão do programa e premiadas as melhores redações.