Publicado em: 11/07/2013 11:42

Grupo quer levar experiência de Ibiporã para Londrina

Grupo quer levar experiência de Ibiporã para Londrina Grupo quer levar experiência de Ibiporã para Londrina

Na tarde desta terça-feira, dia 09/7, a prefeita em exercício de Ibiporã, Sandra Moya, o secretário municipal de Cultural e Turismo, Julio Dutra, e a secretária municipal do Trabalho, Lourdes Narcizo, receberam, na sede da Fundação Cultural (FCI), um grupo de mulheres de Londrina que está desenvolvendo ações de promoção da economia solidária e buscando aperfeiçoar a qualidade do artesanato feito em Londrina.

Elas vieram acompanhadas de docentes da UEL que também estão desenvolvendo ações neste sentido através da Incubadora Tecnológica de Economia Solidária (INTES/UEL): a pró-reitora de Extensão, Cristianne Cordeiro Nascimento, e o coordenador da INTES, Sinival Pitaguari.

Compuseram o grupo de visitantes a presidente do Provopar Londrina e da Associação Beneficente Galvão Bueno (ABGB), Mildred Santos, mãe do narrador esportivo Galvão Bueno, que também integra o Conselho da Cultura pela Paz em Londrina; Maria Lopes Kireff, mãe do prefeito de Londrina, Alexandre Kireff, e Sara Maria Macedo da Cunha Freitas, as duas últimas integrantes do movimento de fomento à economia solidária em Londrina. Participa ainda do grupo, mas não pôde estar em Ibiporã neste dia a presidente do Instituto A. Yoshii, sra. Kimiko Yoshii.

O grupo que veio conhecer os trabalhos e projetos desenvolvidos pela Prefeitura de Ibiporã, por meio das Secretarias Municipais de Cultura e do Trabalho. Vieram colher ideias dos produtos feitos aqui e conhecer a experiência bem-sucedida do Centro do Artesanato de Ibiporã, mantido pelo poder público municipal e que foi reconhecido em 2012 com o selo TOP 100, do Sebrae nacional, que está agregando valor a seus produtos.

CENTRO DO ARTESANATO

Julio Dutra falou sobre as ações sociais de promoção à cultura na cidade, destacando que as escolas e oficinas permanentes oferecem cursos para mais de 600 crianças e adolescentes. “E no caso do Centro do Artesanato, por enquanto é mantido pela Prefeitura, mas como uma forma de investimento municipal na área do turismo. É um atrativo turístico da Rota do Café e uma parada obrigatória. Além disso, está gerando renda para os nossos artesãos”, explicou o secretário.

“A qualidade do que vocês produzem aqui e a beleza desse espaço impressiona qualquer um que visita esse espaço”, elogiou Maria Lopes Kireff. “É um modelo a ser seguido. Estão de parabéns!”, acrescentaram Mildred e Sara Macedo.

PROJETO DE APERFEIÇOAMENTO

O professor Sinival Pitaguari, coordenador da INTES, afirmou que o objetivo da incubadora da UEL, em parceria com esse grupo da sociedade civil organizada, é desenvolver um projeto de aperfeiçoamento da produção e do modo de comercialização do artesanato produzido em Londrina, via Centro Público de Economia Solidária, que é mantido pela Prefeitura local, através da Secretaria de Assistência Social.

Após visitar o Centro do Artesanato de Ibiporã, o grupo conheceu outras dependências da Secretaria de Cultura e Turismo, como o Cine Teatro Padre José Zanelli, Espaço de Memória, Museu do Café, Complexo Cultural, além de outras secretarias municipais.