Publicado em: 11/06/2010 16:53

Nova Estrada dos Pioneiros

Nova Estrada dos Pioneiros Nova Estrada dos Pioneiros

Para quem não acreditava que a obra pudesse sair este ano, devido ao aporte de recursos que será necessário, o governador Orlando Pessuti está cumprindo um compromisso assumido em dezembro de 2009 com o prefeito José Maria, de iniciar o asfaltamento da Estrada dos Pioneiros, importante via de ligação entre Ibiporã e Londrina.

Hoje (11), Pessuti esteve em Ibiporã para assinar o convênio entre o Governo do Estado e a Prefeitura para a execução da primeira parte da obra - um dos projetos mais importantes da atual administração municipal. O ato aconteceu no Cine Teatro Pe. José Zanelli.

OUTRAS CONQUISTAS

Na mesma ocasião, o governador assinou o contrato para a construção do Centro da Saúde da Mulher e da Criança, que ficará ao lado do UPA (Unidade de Pronto-Atendimento), na região do Conjunto "Serraia".

Pessuti entregou ainda uma nova viatura para a Polícia Militar de Ibiporã, que se somará às cinco já existentes. E anunciou para o mês de julho a vinda também de um veículo maior (uma Blazer) para o trabalho ostensivo da ROTAM no município.

O convênio da Estrada dos Pioneiros foi para a liberação de R$ 5,7 milhões para a construção de um viaduto sobre a BR-369, na altura da rotatória do Jardim Santa Paula, além de uma trincheira para a transposição da linha férrea e adequações nas ruas que darão acesso à futura rodovia.

NOVO EIXO DE EXPANSÃO INDUSTRIAL

A obra total da estrada tem um orçamento de R$ 17 milhões. Os projetos preliminares contratados pela Prefeitura preveem não apenas o asfaltamento da estrada, mas a construção de uma grande avenida ligando as duas cidades e que abrirá um novo corredor de expansão industrial entre Ibiporã e Londrina. Tanto é que naquela região da cidade a Prefeitura está implantando o Condomínio Empresarial de Ibiporã.

"Estou cumprindo hoje um compromisso que assumi há um bom tempo com a população de Ibiporã e com o prefeito José Maria", enfatizou Pessuti. O prefeito, por sua vez, expressou o seu "reconhecimento e agradecimento ao governador". "Temos um grande carinho ao Pessuti, pois em apenas 68 dias ele deu solução a uma reivindicação que a comunidade reclamava há muitos anos de termos uma nova ligação com Londrina", afirmou José Maria.

O PROJETO TOTAL

O projeto prevê a terraplenagem, correção do traçado da estrada original, asfaltamento, transposição da linha férrea e o elevado sobre a BR-369, ligando os jardins Santa Paula e San Rafael. Esse viaduto irá retirar da rodovia o fluxo de veículos e pedestres desses bairros e permitirá o acesso dos veículos que chegarem à BR-369 pela Estrada dos Pioneiros.

A nova avenida ligará o Jardim Santa Paula, em Ibiporã, ao campus da UTFPR, na zona leste de Londrina. Será uma via alternativa que deverá retirar metade do tráfego de veículos que hoje se concentra todo na BR-369 (19 mil veículos/dia no trecho dentro de Ibiporã).