Publicado em: 16/07/2013 11:44

Jovens de Ibiporã participam de formatura do Protejo

Jovens de Ibiporã participam de formatura do Protejo Jovens de Ibiporã participam de formatura do Protejo

O projeto “Proteção de Jovens em Território Vulnerável”, Protejo, formou 633 alunos da região metropolitana de Londrina na última sexta-feira, (12). A solenidade de formatura marcou o encerramento de um ciclo de 800 horas de cursos profissionalizantes, oficinas, atividades culturais e esportivas de jovens de Apucarana, Arapongas, Bela Vista do Paraíso, Cambé, Ibiporã, Jataizinho, Londrina, Rolândia, Sertanópolis e Tamarana. A cerimônia, realizada no Lions Clube de Cambé, contou com a presença do presidente do  Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública e Cidadania da Região Metropolitana de Londrina (Cismel), e prefeito de Cambé, João Pavinato, e de autoridades dos 10 municípios da região.

Ibiporã se fez presente nas pessoas da prefeita interina Sandra Moya, do juiz de direito doutor Sérgio de Aziz Neme, da Secretária Municipal do Trabalho, Lourdes Narcizo, do Secretário de Indústria e Comércio, Thiago Eik, do Secretário de Tecnologia da Informação, Júnior Aliano, da equipe coordenadora do Protejo e dos jovens atendidos no Projeto. O Protejo em Ibiporã contou com 23 jovens concluintes, dos 122 inseridos. Trinta e três deles ingressaram no mercado de trabalho e, por isso, tiveram de deixar o programa.

A juíza da Vara da Infância de Cambé, Karen Feuerharmel, falou da importância do projeto, “Uma semente foi plantada e essa semente deixada pelo poder público deve fazer diferença na vida de vocês. Vocês que fizeram boas escolhas, que tenham sucesso em sua vidas!” João Pavinato saudou e agradeceu a todos os prefeitos que toparam o desafio de realizar esse projeto piloto.

Sandra Moya informou que Ibiporã e Cambé se destacaram entre as cidades com maior número de jovens concluintes do programa. “Por conta disso deveremos receber uma verba de cerca de R$700 mil para desenvolver um projeto específico na cidade. O reconhecimento é fruto de um trabalho sério desenvolvido em um espaço físico adequado, com infraestrutura e uma equipe comprometida, disposta a trabalhar em um projeto piloto e audacioso”, pontuou Sandra.

Lourdes Narcizo agradece à administração municipal pelo investimento e apoio incondicional dado a esse projeto, a todas as secretarias envolvidas na mobilização do público alvo e faz uma referência especial ao Poder Judiciário e ao Ministério Público, ao Conselho Tutelar, à equipe do CREAS, Saúde, Assistência Social e a sua equipe da Secretaria do Trabalho, Agência do Trabalhador e do Protejo.

O Projeto

O Protejo foi instituído pelo governo federal no ano de 2007 e integra as ações do Ministério da Justiça e do Poder Executivo dos estados e municípios, tendo como objetivo geral selecionar e acompanhar jovens entre 15 e 24 anos em situação de risco ou vulnerabilidade familiar e social, egressos do sistema prisional ou cumprindo medidas socioeducativas, com vistas a desenvolver percursos formativos para a promoção da cidadania, direitos humanos, qualificação profissional e inclusão social, para a prevenção da violência, da criminalidade e do envolvimento com drogas.

A formação desses jovens é realizada por intermédio de um Percurso Social Formativo que inclui temas como: formação cidadã e sociojurídica, violências, resolução não violenta de conflitos, ampliação do letramento em língua portuguesa e matemática, educação ambiental e sustentabilidade, sexualidade, autoestima, informática e tecnologia, prevenção à drogadição, introdução ao mundo do trabalho, saúde física, além de atividades culturais e esportivas.

Durante os 12 meses do Protejo, os alunos da região receberam material didático completo, alimentação e uma bolsa-auxílio de R$ 100,00 além da oportunidade de convivência com instrutores, professores e equipe técnica altamente qualificada que, sem dúvida, marcaram profundamente a vida desses jovens.