Cultura e Turismo

 

Publicado em: 16/07/2013 11:47

Jovens da Guiné-Bissau visitam Ibiporã antes da Jornada Mundial da Juventude


Whatsapp

 

Jovens da Guiné-Bissau visitam Ibiporã antes da Jornada Mundial da Juventude Jovens da Guiné-Bissau visitam Ibiporã antes da Jornada Mundial da Juventude

 

Um grupo de 14 pessoas, sendo 11 jovens e três padres pertencentes a duas Dioceses da Guiné-Bissau, na África, estiveram em Ibiporã no domingo e também nesta segunda-feira (15) para conhecer um pouco melhor a cidade onde viveu e cresceu Dom Pedro Zilli, que é bispo da Diocese de Bafatá desde 2001. 

 

O grupo veio ao Brasil e participará da Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, graças ao apoio recebido de várias comunidades brasileiras que ajudam essa frente missionária na África, entre elas a comunidade de Ibiporã, que todos os anos promove ações para destinar recursos para essa Diocese onde atua Dom Pedro Zilli.

 

O bispo ibiporaense chega a Ibiporã também esta semana e participará do evento com o Papa Francisco. Seu trabalho na África tem dado vários frutos, entre eles a ordenação de sacerdotes do PIME (Pontifício Instituto para as Missões no Exterior) na Guiné Bissau. Três deles estiveram nessa visita a Ibiporã: padres Augusto Mutna Tamboí, Lino Correia e Avito José Fernandes de Araújo.

 

Os jovens que passaram por Ibiporã e hoje viajaram para São Paulo, para um evento da pré-jornada são: da Diocese de Bissau (capital do País) - Lélito Paulo Quadé, Tovoy Arnaldo Djú, Cirilo Banjaque, Piter Mario da Sila, Marcelia Insali e André Djimalis; da Diocese de Bafatá - Augusto Na N'caia, Binhangarem Armando Gomes, /Antônio Bamba Candé, Ester Soares da Gama e Fieré Nan, Chatma.

 

Acompanhados do padre Vicente Dornelas, do PIME de Ibiporã, e da pioneira Maria Rossato, foram recebidos pelo secretário Julio Dutra e pela equipe da Fundação Cultural e  visitaram o Cine Teatro, o Centro do Artesanato e Casa de Artes e Ofícios. 

 

Lélito Quadé e Tovoy Djú, estudantes respectivamente dos cursos de Administração e Direito, falaram um pouco sobre o seu país e sobre a oportunidade de estarem no Brasil para este encontro mundial da juventude com o papa. "Representa um crescimento muito grande para nós e só estamos aqui porque recebemos muito apoio dos padres de lá e também daqui do Brasil", afirmaram.