Cultura e Turismo

 

Publicado em: 16/06/2010 11:27

Universidade Sem Fronteiras


Whatsapp

 

O assessor e coordenador técnico do programa Universidade Sem Fronteiras, da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), Antônio Manfio, esteve dia 11 de junho visitando os dois projetos da (SETI) em Ibiporã. O \"Centro do Artesanato\" e o projeto \"Contos e Causos\".

Manfio foi recebido pela vice-prefeita e Secretária de Cultura e Turismo, Sandra Moya e pelo Diretor Presidente da Fundação Cultural de Ibiporã, Júlio Dutra. Juntos eles visitaram o Centro do Artesanato, local onde o coordenador se surpreendeu com a qualidade dos produtos, e com o comprometimento do município em dar suporte para o projeto.

Segundo o diretor presidente da Fundação Cultural de Ibiporã, Júlio Dutra, o Centro do Artesanato começou a funcionar em 2009 com 15 artesãos e conta hoje com mais de 90 artesãos, dos quais muitos tiram deste trabalho a renda mensal. \"A parceria que temos com a SETI é muito importante, pois somamos forças para obter resultados para o bem comum. O Centro do Artesanato, por exemplo, já recebeu em 2009 e está recebendo em 2010 recursos através do programa Universidade Sem Fronteiras, que busca o aperfeiçoamento dos produtos artesanais. Por meio desta ação as artesãs recebem capacitação e participam de vários eventos\", afirma.

O Centro do Artesanato recebeu também um veículo Kombi O Km para transporte e utilização das artesãs e da Fundação Cultural. A SETI destinou recursos para o projeto de resgate da memória de Ibiporã e também para o Cursinho Pré Vestibular gratuito. \"É desta descentralização de recursos e projetos que nós, municípios do interior do estado, precisamos. Ibiporã soube potencializar esta parceria e pretende buscar a cada dia projetos estaduais que beneficiem a nossa comunidade\" conclui o diretor.

O coordenador da SETI conversou ainda com a jornalista Ana Maria Alcantara, do projeto de recuperação e preservação da memória da cidade, \"Contos e Causos\", e destacou a importância de recuperar, por meio de relatos, os contos, os causos e as prosas de uma comunidade.

Durante a visita Antônio Manfio conheceu o Cine Teatro Pe. José Zanelli, a Fundação Cultural, dialogou com artesãos, com integrantes dos projetos e elogiou a seriedade do trabalho desenvolvido em Ibiporã.