Publicado em: 18/06/2010 09:58

Artesãs de Ibiporã em lançamento de livro de Lygia Pupatto

Artesãs de Ibiporã em lançamento de livro de Lygia Pupatto Artesãs de Ibiporã em lançamento de livro de Lygia Pupatto

Um grupo de artesãos do Centro do Artesanato de Ibiporã esteve no dia 9 de junho, no Cine Teatro Ouro Verde, em Londrina, para o lançamento do livro \'Muito Além do Jardim\', da ex-Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), Lygia Puppato.

O livro reúne depoimentos e conta um pouco das experiências vivenciadas por ela no projeto Universidade Sem Fronteiras, que teve início em 2007 e conta hoje com mais de 600 projetos da incubadora de direitos sociais em todo o Paraná.

Em Ibiporã, o Centro do Artesanato conta com o apoio do programa Universidade Sem Fronteiras e atende a mais de 90 artesãos do município.

Segundo a artesã Elisabeth Ramos da Cruz, que teve uma foto publicada no livro, o artesanato foi a chance de uma vida melhor e ter a foto divulgada no foi muito emocionante. \"Para mim, a criação do Centro do Artesanato foi importante porque consigo vender meus produtos. E ver minha foto no livro, como resultado desse trabalho, foi um orgulho muito grande! Ganhei até autógrafo!\", comemorou.

A vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo, Sandra Moya, lembra que o trabalho desenvolvido por Lygia Puppatto enquanto secretária da SETI foi valioso. \"Foi fantástico! Valorizou os profissionais recém-formados e os incluiu em projetos como o Universidade Sem Fronteiras, que leva o conhecimento para pessoas que têm a experiência da vida. Essa junção entre conhecimento acadêmico e conhecimento de vida traz resultados como os que estamos obtendo aqui em Ibiporã com o projeto do artesanato, passando a visão de empreendedorismo e obtendo melhoras na qualidade dos produtos. O livro revela algumas destas experiências\", afirmou Sandra.

A vice-prefeita destaca que, com este trabalho desenvolvido em parceria com a SETI, Ibiporã foi incluída na Rota do Café, recebendo turistas de todo o país. \"A inclusão de Ibiporã na Rota valoriza e incentiva os trabalhos dos nossos artesãos\", afirma.

Além da a vice-prefeita, estiveram presentes ao lançamento do livro a coordenadora do Curso de Produções Artísticas, Thaiza Martinho, uma das coordenadoras do Cursinho Cidadão, Isabele Kazahaya, a jornalista do \'Espaço de Memória\', Ana Maria Alcântara, e seis artesãos do Centro do Artesanato.