Publicado em: 31/07/2013 14:25

Professores se capacitam para o Programa Pingo d’Água

Professores se capacitam para o Programa Pingo d’Água Professores se capacitam para o Programa Pingo d’Água

A assessora de arte da Secretaria Municipal de Educação, Isabel Maia, reuniu-se nesta segunda-feira (29) com as coordenadoras e professoras dos quintos anos da Rede Pública Municipal para tratar do Programa de Educação Ambiental Pingo d´Água, realizado pelo Consórcio Intermunicipal para Proteção Ambiental da Bacia do Rio Tibagi (Copati), que está em sua 12ª edição.

Quem ministrou a palestra foi o professor da Rede Estadual de Ensino José Carlos de Paula. O Projeto será desenvolvido nos 5º anos das instituições de ensino da Rede Pública Municipal entre os meses de agosto a novembro e tratará de todos os assuntos referentes ao Meio Ambiente.

O foco do programa é o envolvimento de alunos e professores como agentes de transformação e conscientização sobre o meio ambiente, possibilitando o conhecimento não apenas das causas, mas das ações que podem ser realizadas para proteger a natureza. Num primeiro momento, os alunos têm contato com informações teóricas sobre a bacia hidrográfica mais próxima do local onde está situada a escola. Na seqüência, é desenvolvida a parte prática do projeto, que compreende visitas de campo e levantamento da situação. O programa tem continuidade com o desenvolvimento de atividades na escola como desenho, redação e teatro.

Desenvolvido em parceria com a Sanepar, o programa coleciona prêmios importantes como Expressão Ecologia (2003), Ministério das Cidades (2006), Agência Nacional das Águas (2008) e Ministério do Meio Ambiente (2010). No total, já participaram 12 mil educadores e 150 mil alunos, de 36 municípios.