Publicado em: 07/08/2013 10:32

Agência do Trabalhador inicia novas oficinas da Telessala do Trabalhador

Agência do Trabalhador inicia novas oficinas da Telessala do Trabalhador Agência do Trabalhador inicia novas oficinas da Telessala do Trabalhador

Novas oficinas da Telessala do Trabalhador - Melhorias das Competências para o Trabalho começaram nesta quinta-feira (01), na Agência do Trabalhador. As aulas são gratuitas, transmitidas ao vivo, via satélite, com acompanhamento da Tutora Local e Pedagoga Gleice C. Fulan Schiavon Hoshino, sempre às quintas-feiras, das 14:00 às 17:00 horas.

O módulo trabalhado é composto pelas disciplinas de Informática Básica e Direitos e Deveres do Trabalhador. O programa é executado em parceria com o Instituto Federal (IFPR), Secretaria Estadual do Trabalho e a Prefeitura Municipal de Ibiporã, através da Agência do Trabalhador. Cada módulo tem duração aproximada de um mês. Até o fim do ano serão trabalhados mais três módulos e seis disciplinas.

A aula inaugural transmitida via satélite contou com a presença do Secretário Estadual do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Luiz Claudio Romanelli e o Professor José Maurino Oliveira Martins, Coordenador do Sistema Público de Emprego. Romanelli afirmou que o programa é um exemplo de parceria bem sucedida e deverá ser ampliado, gradativamente, para todas as 220 agências do trabalhador no Paraná. Atualmente 123 telessalas estão instaladas no Estado. "Na primeira etapa do programa, oferecemos cursos para mais de 4 mil trabalhadores. Nesta nova etapa, pretendemos qualificar mais 5 mil pessoas. O programa prepara os trabalhadores para o ingresso, a permanência e a progressão no trabalho", afirmou Romanelli.

Ângela Carstens, coordenadora estadual do programa Telessala do Trabalhador, explicou que cerca de 120 agentes regionais do Programa de Orientação Profissional (POP) foram treinados para atuarem como tutores. "No início de julho, capacitamos os servidores que atuarão na ponta e orientarão os alunos. Até o momento mais de 700 pessoas em todo o estado do Paraná já fizeram a inscrição para o primeiro módulo, mas ainda há tempo de se inscrever".

A Secretária do Trabalho, Lourdes Aparecida Narcizo participou da aula inaugural dando boas vindas a todos que se inscreveram no programa. "Até agora temos 23 trabalhadores matriculados, porém ainda há vagas e os interessados devem procurar a Agência do Trabalhador o quanto antes para efetuar sua inscrição. Para se matricular no programa é necessário apresentar cópia do CPF e ter mais de 14 anos de idade", informou

A Secretária do Trabalho ressalta que Ibiporã é o único município que abriu concurso específico para este fim no ano de 2011, e esse é o diferencial, pois conta com uma pedagoga com experiência e qualificação para atuar na área da empregabilidade e na orientação profissional dos trabalhadores.

O programa prepara o trabalhador para entrevistas e processos seletivos. Marketing pessoal e profissional, relações interpessoais, Inglês, empreendedorismo, Português e Matemática são algumas das oficinas oferecidas aos trabalhadores. São entregues apostila de cada disciplina e, ao fim de cada módulo, certificação.

Trabalhadores com dificuldade de inserção no mercado de trabalho, mulheres com mais de 40 anos, chefes de família, beneficiários de seguro-desemprego, jovens que buscam o primeiro emprego, autônomos, prestadores de serviços, artesãos e empreendedores individuais e da economia solidária fazem parte do público alvo das Telessalas do Trabalhador.

Mais informações pelo telefone: 3178-0223 / 3178-0224.