Publicado em: 08/08/2013 09:50

Reunião marca início de Capacitação em Economia Solidária

Reunião marca início de Capacitação em Economia Solidária Reunião marca início de Capacitação em Economia Solidária

A administração municipal promoveu no dia primeiro de agosto reunião com o grupo de mulheres que fazem parte do Programa de Economia Solidária com o Professor Sinival Pitaguari, coordenador da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Solidários - INTES e sua equipe da Universidade Estadual de Londrina.

Organizado pela Secretaria Municipal do Trabalho o evento ocorreu no Centro de Qualificação Profissional com 37 costureiras e alunas que estão concluindo a qualificação em Costura Industrial, um dos inúmeros cursos gratuitos ofertados pela atual administração através do Programa de Qualificação Profissional.

A secretária do Trabalho, Lourdes Narcizo, apresentou o Professor Sinival e sua equipe, agradeceu em nome da administração por terem aceitado o convite para auxiliar a Secretaria neste grande desafio de implementar uma nova modalidade de geração de renda para mulheres. Explicou que o objetivo é estabelecer um cronograma de capacitação em duas etapas: a primeira sobre conceitos da Economia Solidária e a segunda abordará questões envolvendo a gestão do empreendimento de forma a incutir a consciência do convívio em grupo, a cultura da ação coletiva e o amadurecimento nas decisões democráticas com base nos princípio de respeito, conquista de autonomia e solidariedade.

Professor Sinival fez uma abordagem geral a respeito do tema mostrando a diferença entre empresa capitalista inserida no modelo econômico mundial que se trata do trabalho formal com registro em carteira onde quem sempre lucra mais é o patrão. Tratou brevemente da prestação de serviços na área de confecções nos modos de facção em que existe muito intermediário e informalidade, onde se explora o trabalho das costureiras do setor e não tem registro, sem garantias sociais.

Pitaguari sobre a Política de Economia Solidária e os seus princípios básicos que será o tema dos próximos encontros a fim de que o grupo possa compreender as relações e os passos seguintes até estejam prontas para dar início aos trabalhos.  Enfatizou a missão da equipe técnica que na segunda fase fará uma qualificação em gestão administrativa, gestão comercial, gestão financeira, como calcular custos, como fazer fluxo de caixa, conseguir os registros legais, C.N.P.J., como estabelecer contratos, convênios e acordos de cooperação. "Daremos o curso com nossa equipe e faremos o acompanhamento por um tempo até que vocês consigam caminhar com as próprias pernas, com uma assessoria para acompanhar vocês na prática durante um ano e mais um ano (dois anos) e depois avaliar o trabalho e o esforço de vocês pelo menos nas questões mais básicas. Se vocês crescerem e precisarem dar uma guinada, e precisar de uma nova assessoria, podemos pactuar", finalizou o coordenador da Intes.

Sobre o Trabalho a ser desenvolvido em Ibiporã abordou ainda:

Princípio Básico → ECOSOL → Solidária e Cooperação. O objetivo é que a pessoa trabalhe e ganhe algum recurso para sustentar sua família. Existem duas formas de realizar o trabalho autônomo: um seria o M.E.I.  com C.N.P.J. Ou reunir um grupo de micro-empreendedores e formar uma associação.  Vantagem: → Economia de escala; → Negociação direta; → Pular o intermediário; → Permite um lucro maior pela produção.

Outra Possibilidade: atender as licitações de prefeituras. Porém a associação não pode emitir nota fiscal.

Mais avançada: seria a cooperativa/ empresa com CNPJ onde todas serão donas.

Cooperativas: vantagens: financiamento - capital social. Isso terá que ser bem avaliado para optar sobre o que é mais vantajoso. Isso vai depender do número de pessoas.

Professor Sinival manifestou satisfação em conduzir este grande desafio juntamente com a Secretaria do Trabalho. Disse que aceitou o convite feito pela Secretária Lourdes porque veio de encontro a uma proposta que ele pessoalmente fez aos ex-prefeitos de Londrina e não foi atendido. Parabenizou a administração pela gestão inovadora que torna a cidade de Ibiporã modelo para a vizinha Londrina em muitas áreas.

Participaram do encontro trinta e sete  profissionais. Ficou decidido que o curso será toda terça-feira das 14h:30 às 16h:30 no Centro de Qualificação Profissional.

Mais informações podem ser obtidas através dos telefones - 3178 0223 e 3178 0224 e  facebook.com/ trabalhoibiporã.