Publicado em: 23/08/2013 09:23

Ibiporã realiza coleta de lixo eletrônico

Ibiporã realiza coleta de lixo eletrônico Ibiporã realiza coleta de lixo eletrônico

A Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, em parceria com a Associação de Recicladores de Lixo Eletro-Eletrônico (ONG E-lixo), de Londrina, realiza no dia 24 de agosto (sábado), das 8 às 13 horas, na Praça Central Pio XII, a coleta de lixo eletrônico. Será aceito qualquer equipamento eletroeletrônico (televisão, computador, impressora, notebook, eletrodomésticos), ou seja, tudo o que liga na tomada, usa baterias ou pilhas, desde que esteja com todos os seus componentes. Não serão aceitas pilhas, baterias e lâmpadas. Durante a semana haverá a coleta dos equipamentos a serem descartados nas escolas municipais.

Fundada em 2008, a E-lixo tem por objetivo a destinação adequada de lixos eletrônicos diversos. O processo de reciclagem dos equipamentos eletrônicos inclui o desmonte e separação do alumínio, do ferro e do cobre; a maior parte do material segue para outras cidades do Brasil, sendo destinada às indústrias especializadas em reaproveitamento dos produtos. Muitas peças usadas também possibilitam a montagem de computadores que já foram doados pela entidade para creches e órgãos públicos de Londrina e região, inclusive Ibiporã. A ONG recicla 60 toneladas de produtos/mês e recebe lixo eletrônico de 31 cidades paranaenses e também de outros estados.

Segundo o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Tomás Falkowski, a destinação correta dos eletroeletrônicos colabora com o meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas. "O contato inadequado com materiais pesados e altamente poluentes presentes nestes equipamentos, tais como chumbo, silício, entre outros, pode contaminar água, solo e prejudicar saúde do homem", alerta o secretário.

Mais informações na Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente: 3178-8400 e 3178-8401.