Publicado em: 26/08/2013 13:45

Caixa analisa até 2 de setembro documentação  dos pré-selecionados para o Jamil Sacca Caixa analisa até 2 de setembro documentação dos pré-selecionados para o Jamil Sacca

A Administrativa Municipal, através da Secretaria de Assistência Social, finalizou a etapa de recebimento das pastas documentais dos nomes pré-selecionados para as 496 casas populares do Conjunto Habitacional Jamil Sacca. Seiscentos e oitenta e um grupos familiares se inscreveram, sendo 254 suplentes. A convocação de todos os suplentes foi uma medida de precaução e uma orientação da Caixa Econômica Federal, responsável pela seleção dos nomes, devido a possíveis problemas na análise documental.

Segundo a secretária de Assistência Social, Ana Cláudia Vieira Martins, até o dia 2 de setembro a Caixa devolverá o arquivo com o resultado dos aprovados em ordem cronológica de classificação. Os critérios para a definição dos contemplados seguem o Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS), elaborado em 2011 pela Administração Municipal, com base na legislação federal. Famílias que estão vivendo em área de risco, pessoas idosas, com deficiências e mulheres chefes de família têm prioridade na indicação. "Faremos cinco grandes encontros (100 grupos familiares de cada vez) para repassar as orientações sobre os próximos passos do processo, tais como registro do imóvel, sorteio das unidades, visita oficial, entrega formal das chaves e importância da boa convivência entre os moradores", explicou a secretária.

De acordo com Ana Cláudia, o município tem até o dia 20 de setembro para a conclusão dos encontros. Para o final do mês está prevista a reunião da equipe da Caixa com todas as famílias para o sorteio das unidades habitacionais. "O pré-requisito para esta etapa é o pagamento do registro do imóvel no cartório", informou a secretária.

Ana Cláudia fez uma avaliação positiva do processo até o presente momento. "Apesar das dificuldades, o balanço é positivo porque se trata de um processo grande e inédito em Ibiporã. Todas as denúncias estão sendo apuradas e o processo será finalizado com quem realmente tem interesse nas casas. Por isso todo este rigor. Uma vez que você entra em um programa habitacional, não entra em outro. O imóvel destina-se única e exclusivamente à moradia de quem foi contemplado. A comercialização da casa é proibida", alerta a secretária.

A construção das casas do Jamil Sacca, edificadas pela Bonora, através do programa federal "Minha Casa, Minha Vida", teve início em 21 de julho de 2012. Em fase final das obras, o empreendimento será entregue aos moradores com toda a infraestrutura. A prestação de cada casa será de no máximo R$ 80 por mês, ou seja, 5% do valor da renda bruta familiar.