Agricultura

 

Publicado em: 03/09/2013 10:20

Administração realiza campanha para descarte de embalagens de defensivos agrícolas


Whatsapp

 

Administração realiza campanha para descarte de embalagens de defensivos agrícolas Administração realiza campanha para descarte de embalagens de defensivos agrícolas

A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, realizará uma campanha de recolhimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas nesta quarta e quinta-feiras (04 e 05). Os agricultores do Engenho de Ferro poderão entregar as embalagens na quarta e os da Boa Esperança na quinta, na sede comunitária de cada região, das 08h30 às 17h.

 

A campanha é uma parceria com a Associação Norte Paranaense dos Revendedores de Defensivos Agrícolas (ANPARA),  que se encarrega da coleta em todos os municípios que solicitam e depois, da destinação final do material. Sediada em Cambé, a ANPARA representa as empresas vendedoras dos defensivos agrícolas, empresas de pesquisas de agricultura, sindicatos e a Secretaria de Estado de Agricultura.

 

É importante fazer o descarte correto das embalagens de agrotóxico para evitar a contaminação de rios e nascentes, além de evitar acidente com pessoas e morte de animais, visto que não se deterioram. “Abandono de embalagens de defensivos agrícolas é crime ambiental”, explica o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Tomás Falkowski.

 

Em toda safra os defensivos agrícolas são usados. Ibiporã colhe duas safras, por ano e, em cada uma delas, aproximadamente, 20 mil hectares de terra são usados no cultivo. “Cerca de 60 mil embalagens de agrotóxicos são utilizadas anualmente em nosso município. Trata-se de um número expressivo e, por isso, a importância da destinação correta", esclarece o secretário.

 

Nos períodos em que a campanha não está em ação Falkowski recomenda que o produtor rural guarde as embalagens na propriedade. “É importante que o lugar seja protegido. E quando a campanha entrar novamente em ação as embalagens estarão em fácil acesso para o descarte”, acrescenta  Falkowski.

 

 

O município tem suporte para fazer o recolhimento dos recipientes vazios de defensivos agrícolas a se preocupa com a importância dessa reciclagem. O produtor precisa aproveitar essa campanha e descartar as embalagens corretamente. “Quando forem entregues, as embalagens precisarão ter passado pela tríplice lavagem”, finaliza o secretário.