Agricultura

Publicado em: 30/08/2013 11:22

Prefeito José Maria e agricultores visitam Hortinorte 2013

Prefeito José Maria e agricultores visitam Hortinorte 2013 Prefeito José Maria e agricultores visitam Hortinorte 2013

O prefeito José Maria Ferreira, o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Tomás Falkowski, e um grupo de agricultores de Ibiporã visitaram nesta quinta-feira (29) a Hortinorte 2013, feira voltada para divulgação de novas tecnologias em horticultura que ocorre até sábado (31) na Central de Abastecimento (Ceasa) de Londrina. O evento tem o objetivo de mostrar aos produtores métodos mais eficientes de cultivo.

O evento traz diversas inovações ao mercado, que vão desde sementes e mudas, produção de orgânicos, máquinas de pequeno porte, alimentos hidropônicos, variedades de estufas até apresentação de novos cultivares. "A feira é uma vitrine sobre o que de melhor está se produzindo na hortifruticultura. São produtos de boa qualidade, excelente aparência e tecnologias para todos os bolsos. Há muitas novidades para o pequeno agricultor e, certamente, serão de grande valia para os nossos produtores, já que 80% de nossa área rural é formada por pequenas propriedades", ressalta o secretário.

De acordo com Falkowski, as novas ferramentas ali apresentadas também poderão ser aplicadas na implantação das hortas escolares, projeto que está sendo vislumbrado pela administração municipal.

José Maria e Tomás Falkowski também aproveitaram para conversar com o  secretário de Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida; o diretor-presidente da Ceasa, Luiz Gusi, o diretor-presidente da Emater, Rubens Niederheitmann, e o diretor de Administração do Iapar, Altair Dorigo, presentes à abertura oficial da Hortinorte Paraná 2013.

A Hortinorte 2013 é uma ação da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab), do Ceasa Paraná, Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e conta com o apoio da Prefeitura de Londrina e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, do Governo Federal.