Publicado em: 30/08/2013 16:17

Administração Municipal reivindica verba do governo estadual

Administração Municipal reivindica verba do governo estadual Administração Municipal reivindica verba do governo estadual

Na última semana o prefeito José Maria Ferreira reuniu-se com o secretário de Governo, César Silvestre, e o secretário de Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior, em Curitiba. O objetivo do encontro foi reivindicar a liberação de uma verba para Ibiporã, no valor de R$ 550 mil, para o recapeamento de algumas avenidas do município. A administração municipal investirá R$ 53 mil para a finalização das obras.

De acordo com o prefeito, este é o primeiro recurso de infraestrutura urbana que Ibiporã recebeu do governo estadual na gestão do Beto Richa. A parceria entre os governos possibilitará o recapeamento de 15 a 21 mil metros²  das Avenidas Souza Naves e Estudantes. “São ruas de importância fundamental para o trânsito de Ibiporã e em função do estresse pela utilização constante do pavimento, hoje ele está muito irregular. Nós não temos buracos, grandes crateras, mas nós temos um piso muito irregular que leva um certo desconforto pra quem passa, tanto a pé, quanto de moto, bicicleta ou de carro e mesmo de ônibus nessas áreas. O estado fez um cronograma. As obras estão previstas para iniciar em setembro e terminar em março de 2014. Nós temos o interesse de fazer o encurtamento deste tempo”, revela José Maria Ferreira.

Segundo José Maria, os trabalhos de recape não acontecem há mais de 20 anos. "Apenas a Avenida Mário de Menezes foi restaurada com o recape no ano de 2009. Os asfaltos estão bastante precários. Ibiporã tem 650 mil metros² de asfalto para fazer a recuperação, para que a cidade possa ser consideravelmente recuperada. Nós precisaríamos de R$ 18 milhões”, afirma José Maria Ferreira.

A administração municipal tem o projeto de recuperar, pelo menos, 300 mil metros² até o final de 2014 e atingir o restante até 2016. “Esses investimentos serão necessários porque hoje não está mais compensando fazer o tapa buracos. "Já faz tempo que vem se fazendo esse trabalho, mas sem melhorar a qualidade do pavimento", esclarece o prefeito.

Os recapes serão feitos com três centímetros de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ). “Daqui pra frente faremos uma política diferente em relação aos asfaltos. Faremos os recortes com as vídias, elas que cortam o colchão e, só é possível fazer com um colchão de três centímetros”, explica o prefeito. “Atualmente temos funcionários fazendo diariamente a operação tapa-buracos. Com esse projeto objetivamos um investimento pesado, que dure por aproximadamente 20 anos", finaliza José Maria ferreira.