Publicado em: 03/09/2013 16:33

Municípios reúnem-se com coordenação do “Mutirão da Cidadania”

Municípios reúnem-se com coordenação do “Mutirão da Cidadania” Municípios reúnem-se com coordenação do “Mutirão da Cidadania”

Representantes dos municípios de Alvorada do Sul, Jataizinho, Sertaneja, Sertanópolis, o prefeito José Maria Ferreira, a vice, Sandra Moya, a secretária municipal de Assistência Social, Ana Cláudia Vieira Martins, reuniram-se na tarde desta terça-feira (03) com a coordenação do Programa Mutirão da Cidadania, do governo estadual, para discutir a realização da feira de serviços em Ibiporã, nos dias 28 e 29 de setembro (sábado e domingo), das 9 às 17 horas, na Praça Pio XII. É a primeira vez que a feira de serviços, ação coordenada pela Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná e Secretaria de Relações com a Comunidade, em parceria com a Prefeitura de Ibiporã e instituições da sociedade civil, é realizada na cidade.

O coordenador do programa, Edson Luiz Arantes, orientou os presentes sobre os serviços ofertados gratuitamente à população durante o evento e as estratégias de divulgação. As secretarias de Assistência Social de cada município farão um cadastramento prévio de pessoas interessadas em se beneficiar da ação para que no dia o trabalho seja agilizado. Representantes de outras sete cidades da região também foram convidados a participar da edição do programa em Ibiporã.

Durante os dois dias do evento a população terá acesso a uma série de serviços gratuitos num mesmo local, tais como emissão de documentos, como carteira de identidade, CPF e carteira de trabalho, atendimento na área de saúde, contagem de tempo de serviço para aposentadoria e benefícios sociais, fazer inscrições nos serviços gratuitos do Governo do Estado e ainda participar de oficinas, recreação, palestras e orientações. "Nossa equipe não medirá esforços para apoiar o evento e trazer uma caravana a Ibiporã", informou o prefeito de Alvorada do Sul, João Carlos Peres.

A Defensoria Pública do Paraná também ficará à disposição de todos durante o fim de semana. Um casamento coletivo no sábado para os interessados em regularizar sua situação conjugal. "Ibiporã foi escolhida para sediar a ação devido à infraestrutura, localização estratégica e interesse da Administração Municipal em apoiar a iniciativa. Documentação e área jurídica são sempre os mais procurados. Esperamos atender um público superior a 12 mil pessoas", afirmou Arantes. Criado em 2004, o programa recebeu, até o final de 2011, um público superior a  2,5 milhões de pessoas e realizou mais de 5,5 milhões de atendimentos, em 95 edições organizadas em diversas regiões do estado.

José Maria ressaltou a importância do programa principalmente em relação ao casamento coletivo. "É uma forma de o Poder Judiciário, governo e município preencher uma lacuna civil de muitas famílias que ainda não oficializaram a união. É uma ação importante no resgate da cidadania e direitos sociais da população", acrescentou o prefeito. Sandra Moya lembrou que a solicitação junto a Secretaria Especial de Relações com a Comunidade para que o município sediasse a feira itinerante partiu da juíza da Vara da Infância e Juventude, Marina Martins Bardou Zunino, que a administração prontamente apoiou por promover a cidadania e inclusão social da população por meio de uma série de serviços gratuitos.