Publicado em: 05/09/2013 10:07

Evento da Semana da Pátria no Cine Teatro

Evento da Semana da Pátria no Cine Teatro Evento da Semana da Pátria no Cine Teatro

No terceiro dia dos festejos alusivos à Semana da Pátria em Ibiporã, as apresentações e a execução do Hino Nacional aconteceram nesta terça-feira (03/9) no Cine Teatro Pe. José Zanelli. A programação foi coordenada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, que prestou uma homenagem a seis pioneiros que muito contribuíram com a cultura local ao longo da história do Município: Aparecida Peretti Pelisson, Iolanda Vaze de Assis, Joaquim Henrique de Aragão, José Laurindo Petri, Mário Cortez Mostaço e Sebastião Lourenço da Silva (veja abaixo).

Após as palavras do prefeito José Maria e da secretária de Educação, Margareth Coloniezi, o secretário de Cultura e Turismo, Julio Dutra, apresentou os grupos da Fundação Cultural de Ibiporã que se prepararam para cantar no evento.

Primeiro foi o Coro Cênico da Escola de Música Ceforma e em seguida um coro infantil de mais de 150 vozes, com crianças das escolas de período integral da rede municipal, que estão participando do projeto Canto na Escola, desenvolvido pela Fundação Cultural desde o início deste ano, com o apoio do governo municipal. Os coros são regidos pelos professores Jonas Aguiar e Damária Sabóia.

Os seis cidadãos que foram homenageados são, segundo o secretário, "pessoas que representaram e ainda representam muito para a comunidade, sejam pelas atividades artísticas de cunho social, popular e erudito ou pelo exemplo dado de verdadeiros cidadãos. Que estes homenageados representem nossos artistas plásticos, músicos, bailarinos, artesãos e atores de Ibiporã e do País", afirmou.

(Com colaboração do Prof. Emerson José de Oliveira - S. M. de Educação)

Homenageados - contribuição dada à cultura

•       APARECIDA MARIA PERETTI PELISSON - Nasceu em Itajobi em 20 de fevereiro de 1927. Chegou em Ibiporã no ano de 1941, onde casou-se e constitui família. Sempre participou  ativamente de atividades religiosas, comunitárias e culturais. Por aproximadamente 50 anos atuou nas cerimônias da semana santa como Verônica. Sempre envolvida também com pastorais e outros movimentos. Participou de shows musicais espetáculos teatrais dirigidos pelo padre Zanelli, padre Bruno e padre Enzo. Hoje participa dos corais sertanejo e Santa Cecília.

•       IOLANDA VAZE DE ASSIS - Nascida em Varginha em 1938 chegou a Ibiporã com 06 anos de idade. Aqui constituiu família e foi funcionária da Empresa Elétrica de Londrina COPEL. Aos 45 anos foi funcionária da Rádio Marajoara comandando o programa Saudade Sertaneja. Sempre foi envolvida com os carnavais de Ibiporã, sendo uma das foliãs mais animadas e sempre se fantasiando com muita criatividade. Também foi funcionária até se aposentar pela Prefeitura Municipal de Ibiporã aos 60 anos de idade.

•       JOAQUIM HENRIQUE DE ARAGÃO - Nasceu em  Campina Grande na Paraíba em 1931, iniciou suas atividade artísticas em                   Recife e daí então viajou pela Europa e por vários estados brasileiros  com sua arte. Em 1965, Henrique com o apoio de amigos e do então prefeito Ciro Ibirá de Barros, iniciou um trabalho em prol do desenvolvimento cultural de Ibiporã, realizado com a comunidade através do teatro, literatura, artes plásticas e dança no teatro Eutália Aragão, que ainda existe nos fundos da casa de artes e ofícios Paulo VI. Hoje Henrique é um ícone nas artes plásticas e é considerado  o grande artista da nossa cidade.  Devemos muito em respeito e gratidão a este grande artista, pois foi pelas suas mãos que professores, médicos, advogados, arquitetos, artistas  e tantos outros profissionais experimentaram a arte que fez grande diferença na vida de cada um.

•       JOSÉ LAURINDO PETRI - Nasceu em Ibiporã em  30 de setembro  de 1945. Estudou n seminário São Pio X. Foi professor no Colégio  Maria Imaculada Conceição. Participou quando jovem de atividades artísticas junto ao padre José Zanelli. 1972- formou-se em letras pela UEL. 1976- trabalhou como funcionário público na prefeitura municipal de Ibiporã. 1981- foi diretor geral do Colégio Unidade Polo. Ocupou vários cargos no governo municipal e entre eles destacamos hoje que em 1989 assumiu a direção da fundação cultural de Ibiporã. Desta data então Petri assumiu outros cargos de relevância. 1984 - Trabalhou na Assembléia Legislativa. 1990 - Passou a trabalhar  para a  Caixa Econômica Federal com projetos sociais. 2009 - Assumiu o cargo de assessor de gabinete. 2013 - Está atualmente frente ao cargo de chefe do Núcleo de Defesa Social.

•       MÁRIO CORTEZ MOSTAÇO - Nasceu em Ibiporã próximo ao Rio Jacutinga no dia 10 de Maio de 1941. Ainda jovem tocava sua sanfona em eventos festivos. Estudou Teoria musical com o padre Enzo na década de 60. Em 1962 começou a tocar órgão para acompanhar os corais na Igreja Matriz. Embora também tenha passado por algumas professores de música, Mário é autodidata e agora está aprendendo a tocar violino.

•       SEBASTIÃO LOURENÇO DA SILVA - Nasceu em Ibiporã em 1947 na Água dos Cagados, filho de pioneiros mineiros que chegaram aqui na década  de 40. Tião, assim carinhosamente chamado pela comunidade, se formou em letras, foi professor de língua portuguesa do Colégio Olavo Bilac, paralelamente trabalhava também como construtor e músico da Banda New Sound. Tião optou pela música como profissão e hoje viaja o Brasil com sua Banda, levando o nome de Ibiporã para todos os cantos deste Brasil.

assista ao vídeo no Facebook e no site da Fundação Cultural: