Publicado em: 05/09/2013 11:37

População reivindica quebra-molas em áreas que não podem ser instalados

População reivindica quebra-molas em áreas que não podem ser instalados População reivindica quebra-molas em áreas que não podem ser instalados

A Secretaria Municipal de Obras do município recebe mensalmente diversas notificações de moradores pedindo que sejam implantados quebra-molas próximos às áreas que residem. Entretanto, para a fixação das lombadas na cidade, é necessário que se faça um estudo minucioso, pois o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) faz algumas ressalvas  para  implantar os quebra-molas nas ruas.

“A topografia da cidade é muito inclinada. Pelo código do CONTRAN as declividades não podem passar os 4%. Índice de acidentes significativos ou risco potencial de acidentes também estão dentro das exigências do CONTRAN, entre outras”, explica a arquitetada secretaria de Obras municipal, Claudione Brusche de Menezes..

A falta de educação no trânsito não pode ser resolvida com quebra-molas, alerta a arquiteta. “Muitas pessoas não sabem da existência desse código e acham que é má vontade da prefeitura, mas não é isso. Não podemos infringir o código. O que nós fazemos é o reforço da sinalização próximo às escolas e regulamentamos a velocidade máxima permitida”, afirma ela. “É preciso ter educação e ética no trânsito”, acrescenta Claudione.

Para diminuir as reclamações e aumentar a segurança dos pedestres, a administração municipal, através da Secretária de Obras, está instalando na cidade faixas de travessia elevadas. “O motorista vai ter que diminuir a velocidade para passar pela travessia. Isso facilitará a passagem do pedestre. Ele estará no mesmo nível da calçada quando atravessar a rua. É mais segurança para o pedestre”, esclarece o secretário municipal de obras, Alexandre Casagrande.