Publicado em: 09/09/2013 12:22

7 de Setembro reúne milhares de pessoas na Praça Pio XII

7 de Setembro reúne milhares de pessoas na Praça Pio XII 7 de Setembro reúne milhares de pessoas na Praça Pio XII

Neste sábado (7), Dia da Independência do Brasil, às 8 horas, na Praça Pio XII, um flash mob (aglomeração instantânea de pessoas em certo lugar para realizar determinada ação inusitada previamente combinada) com a música "País Tropical", de Jorge Ben Jor, a ser apresentando pelos alunos e professores das 28 escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Ibiporã, marcará o encerramento das comemorações alusivas à Semana da Pátria na cidade. Um aluno de cada instituição conduzirá a apresentação no palco. Os ensaios estão a cargo da Secretaria Municipal de Educação. Também estão agendadas apresentações da fanfarra da Escola Especial João XXIII, Escola Municipal Prof. Carlos A. Guimarães e CMEI Profª Dálgima Eik Mendes Borges. Cerca de 1.500 pessoas devem prestigiar o encerramento da Semana da Pátria.

Durante toda a semana ocorreram o hasteamento e arriamento do Pavilhão Nacional e apresentações cívicas e artísticas, organizadas por algumas secretarias e instituições de ensino. Este ano a Administração Municipal decidiu inovar homenageando pessoas que contribuíram para o desenvolvimento de Ibiporã nas mais diversas áreas, tais como cultura, esportes, educação e trabalho. Nomes como Augusto Semprebom, Adriana de Souza, Joaquim Henrique de Aragão, Iolanda Vaze de Assis, Maurício Leonardi e Maria José de Paula Ferreira foram alguns dos cidadãos prestigiados. "Cada um no seu ofício, no seu tempo, mas com honra, dedicação e dignidade serviu à pátria e são um exemplo às novas gerações sobre o que é realmente ser brasileiro", ressaltou a secretária municipal de Educação, Margareth Coloniezi. "A independência do país é construída diariamente e somente se completará com o seu trabalho", disse a secretária municipal do Trabalho, Lourdes Narcizo, referindo-se às crianças presentes à cerimônia.

Participando todos os dias da programação da Semana da Pátria, o prefeito José Maria Ferreira destacou que as comemorações pela Independência do Brasil são um momento propício para a reflexão sobre o papel de cada um na construção de um país melhor. "Este momento é de enaltecimento do nosso sentimento de brasilidade e tomada de atitudes cidadãs. A resolução dos problemas da sociedade começa em cada um de nós", disse o prefeito.

Todos estão convidados a participar das comemorações pelos 191 anos de Independência do Brasil.