Publicado em: 11/09/2013 15:57

Simulação de acidente com carga perigosa nesta sexta-feira (13) em Ibiporã

Simulação de acidente com carga perigosa nesta sexta-feira (13) em Ibiporã Simulação de acidente com carga perigosa nesta sexta-feira (13) em Ibiporã

O Núcleo de Defesa Social (Nudes), através da Defesa Civil de Ibiporã, e as secretarias municipais de Obras e Agricultura e Meio Ambiente participam nesta sexta-feira (13) de uma simulação de acidente com carga perigosa. O cronograma de ações foi discutido nesta quarta-feira (11) em uma reunião com agentes da Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, secretarias municipais e concessionária Econorte.

O exercício será realizado nesta sexta-feira (13), a partir das 8h30, na curva da Jaqueira (BR 369, saída para Jataizinho), e simulará uma colisão entre um automóvel e um caminhão que transporta produto corrosivo (ácido sulfúrico). Mais de 30 pessoas estarão envolvidas na atividade, entre representantes do Corpo de Bombeiros, PRF, Defesa Civil, Econorte, Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), Sanepar, Secretaria Estadual de Saúde, Vigilância Sanitária e Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

O treinamento mobiliza todos os órgãos envolvidos no processo, desde o pedido de socorro; sinalização do local do acidente; identificação da carga; socorro e resgate das vítimas, até a limpeza do local afetado pelo produto químico. A atividade já ocorreu em Cascavel e Ponta Grossa e integra uma capacitação para instituições que integram a Comissão Estadual de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências com Produtos Perigosos. "Os produtos químicos podem colocar em risco a segurança e a saúde do cidadão e do meio ambiente. A simulação prepara a equipe para um melhor desempenho em uma situação real, que exige uma série de cuidados para minimizar os riscos de efeitos danosos", explica o comandante do Corpo de Bombeiros de Ibiporã, tenente Rene Augusto Bortolassi.

O Decreto Estadual 7117 criou a Comissão Estadual para implantar o Plano Nacional de Prevenção, Preparação e Resposta a Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos (P2R2) e dar atendimento às emergências químicas, biológicas, radiológicas e nucleares. As atividades estão sob responsabilidade da Defesa Civil.  Nos dias 27 e 28 de setembro será realizado o I Seminário P2R2. O objetivo é ampliar o conhecimento sobre o assunto, criar estratégias para o desenvolvimento do Plano no Estado e aprimorar o sistema de preparação e resposta a esse tipo de emergência.