Publicado em: 13/09/2013 15:56

Simulação de acidente com carga perigosa mobiliza vários órgãos

Simulação de acidente com carga perigosa mobiliza vários órgãos Simulação de acidente com carga perigosa mobiliza vários órgãos

Uma simulação em tempo real de acidente com carga perigosa movimentou a curva da Jaqueira (BR 369, saída para Jataizinho) na manhã desta sexta-feira (13). A ação integrada envolveu cerca de 30 pessoas de diversos órgãos públicos e empresas (Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Defesa Civil, Econorte, Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), Sanepar, Secretaria Estadual de Saúde, Secretaria Estadual de Agricultura e Meio Ambiente, Defesa Civil Vigilância Sanitária, Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Polícia Ambiental, Ibama, Sest Senat) especializados no atendimento a emergências e marcou o encerramento de uma capacitação para instituições que integram a Comissão Estadual de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências com Produtos Perigosos. O Núcleo de Defesa Social (Nudes), através da Defesa Civil de Ibiporã, e as secretarias de Obras e Agricultura e Meio Ambiente de Ibiporã também participaram da atividade.

No exercício, a colisão entre um automóvel e o caminhão de uma desentupidora carregado com produto corrosivo (ácido sulfúrico) resulta em quatro vítimas. Houve vazamento do produto químico na pista. A partir deste cenário, as diversas instituições procederam ao atendimento, de forma a avaliar o tempo de resposta e ainda a qualidade do socorro.

O treinamento, que durou cerca de duas horas, mobilizou todos os órgãos envolvidos no processo, desde o pedido de socorro; sinalização do local do acidente; identificação da carga; socorro e resgate das vítimas, até a limpeza do local afetado pelo produto químico. A pista foi interditada e o trânsito desviado para uma via marginal. Policiais rodoviários auxiliaram na organização do tráfego. Ambulâncias do Samu, Econorte, e viaturas do Corpo de Bombeiros e PRF foram acionadas. Até um helicóptero do Grupamento Aéreo (Graer) da Polícia Militar do Paraná foi utilizado no transporte de uma das vítimas. O uso de helicóptero é justificado quando as condições de fluxo e tráfego impossibilitam a agilidade para atender a ocorrência.

Barreiras de contenção foram utilizadas para evitar que o ácido se propagasse. Socorristas utilizaram roupas especiais e máscaras de respiração autônoma para evitar contato com o produto. As vítimas passaram por um corredor de descontaminação e tomaram literalmente um banho para evitar que o produto fosse levado para outros locais. Fiscais do Ibama monitoravam o local para mitigar o impacto no solo e recursos hídricos. "Devido ao risco que os produtos perigosos representam para a saúde das pessoas, segurança pública e meio ambiente, a preparação e resposta a este tipo de emergência exigem uma série de procedimentos específicos e a integração de vários órgãos. A simulação é importante para avaliarmos as falhas e acertos e, assim, melhorarmos o desempenho em uma situação real", explica o comandante do Corpo de Bombeiros de Ibiporã, tenente Rene Augusto Bortolassi.

O Decreto Estadual 7117 criou a Comissão Estadual para implantar o Plano Nacional de Prevenção, Preparação e Resposta a Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos (P2R2) e dar atendimento às emergências químicas, biológicas, radiológicas e nucleares. As atividades estão sob responsabilidade da Defesa Civil.  Nos dias 27 e 28 de setembro será realizado o I Seminário P2R2. O objetivo é ampliar o conhecimento sobre o assunto, criar estratégias para o desenvolvimento do Plano no Estado e aprimorar o sistema de preparação e resposta a esse tipo de emergência.

Fiscalização

Além das simulações, foram realizadas fiscalizações de veículos que transportam produtos perigosos nas rodovias. Inmetro e Polícia Rodoviária verificaram se o veículo atende aos regulamentos técnicos exigidos para a finalidade. Também é checado se o motorista traz consigo o Certificado de Inspeção de Produtos Perigosos, que quando é relacionado ao veículo tem validade de um ano, e quando relacionado ao equipamento que acondiciona a carga, tem de um a três anos de validade, dependendo do tipo de carga. Em Londrina, Cascavel e Ponta Grossa mais de mil veículos foram autuados.

Entre 2006 e 2010, no Brasil, foram registradas cerca de 550 ocorrências anuais, em rodovias, com produtos químicos perigosos, número seis vezes maior do que em aquavias, indústrias, área urbana e outras localidades. A maior parte desses acidentes foi causada por diesel, seguido da gasolina e do álcool.