Publicado em: 25/09/2013 11:07

Força-tarefa trabalhou no atendimento aos estragos provocados pelo vendaval

Força-tarefa trabalhou no atendimento aos estragos provocados pelo vendaval Força-tarefa trabalhou no atendimento aos estragos provocados pelo vendaval

Uma força-tarefa envolvendo Prefeitura Municipal de Ibiporã, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros trabalhou no atendimento aos estragos provocados pelo vendaval que atingiu a cidade na tarde de domingo (22). O temporal e os ventos fortes - que atingiram uma velocidade de 105 km/h - duraram cerca de 15 minutos em Ibiporã.

O Corpo de Bombeiros registrou 67 ocorrências devido ao vendaval, sendo 44 casas destelhadas e 23 árvores danificadas, sendo que algumas foram arrancadas pela raiz. O Jardim San Rafael contabilizou o maior número de destelhamentos. Uma antena de internet caiu sobre três casas e um carro no Jardim Monte Verde. Uma das residências atingidas foi a do pai do operador de máquinas Luis Aparecido Souza. "É a primeira vez que isso acontece. Foi um susto muito grande e causou muitos prejuízos. Felizmente ninguém se feriu", relatou Souza.

Segundo o chefe do Núcleo de Defesa Social (Nudes) e secretário da Defesa Civil, José Laurindo Petri, toda a cidade chegou a ficar sem energia e a Copel foi solicitada para reparar os estragos.  Quatorze mil unidades consumidoras ficaram sem energia elétrica em Ibiporã e Jataizinho.  Algumas regiões da cidade ficaram sem o fornecimento de água, já que as bombas ficaram sem energia. Outdoors, barracões, placas e fachadas de comércio também foram danificados pelo vento. "As ocorrências foram registradas em toda a cidade, mas com danos de pequena monta", afirmou Petri.

Doze pessoas da Defesa Civil, além da equipe do Corpo de Bombeiros trabalharam na distribuição de lonas às famílias que tiveram suas casas destelhadas, corte de árvores, recolhimento de galhos e acionamento da Copel", informou o secretário da Defesa Civil. "Quero fazer um agradecimento especial aos voluntários da Defesa Civil que trabalharam até o início da noite de ontem para minimizar os estragos provocados pelo temporal", acrescentou Petri.

De acordo com o secretário municipal de Obras, Alexandre Casagrande, uma equipe trabalha no recolhimento das árvores cortadas e limpeza da sujeira deixada pelo temporal.

A chuva que atingiu o Paraná no final de semana causou estragos em pelo menos 49 municípios, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Estadual. Mais de 65 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas e mais de  12 mil residências foram danificadas por causa do granizo. Sete municípios decretaram situação de emergência:  Corbélia, Marquinho, Nova Prata do Iguaçu, Realeza, São João, Salto do Lontra e Verê.

A Defesa Civil em Ibiporã pode ser acionada pelo telefone: 3178-8442.