Publicado em: 30/09/2013 16:31

Mutirão da Cidadania faz mais de 38 mil atendimentos em Ibiporã

Mutirão da Cidadania faz mais de 38 mil atendimentos em Ibiporã Mutirão da Cidadania faz mais de 38 mil atendimentos em Ibiporã

Ibiporã se transformou na capital da cidadania neste final de semana. No sábado e domingo (28 e 29) a cidade sediou pela primeira vez uma edição do Mutirão da Cidadania - Paraná em Ação 2013. Durante dois dias a população de Ibiporã e outras 10 cidades vizinhas tiveram acesso a mais de 45 serviços gratuitos, prestados em todas as faixas etárias da população, entre eles emissão de documentos, como carteira de identidade, CPF e carteira de trabalho, casamento coletivo, serviços judiciários, atendimento na área de saúde, contagem de tempo de serviço para aposentadoria e benefícios sociais, fazer inscrições nos serviços gratuitos do Governo do Estado e ainda participar de oficinas, recreação, palestras e orientações.

Segundo os organizadores, 10.723 pessoas procuraram os serviços ofertados neste 11° Mutirão da Cidadania. "Chegamos a 38.174 atendimentos e orientações. O público atendeu as nossas expectativas e certamente saiu satisfeito com a eficiência na resolução dos problemas. A prestação deste excelente serviço à população só foi possível graças ao trabalho voluntário de cerca de 300 pessoas, entre servidores estaduais, municipais e parceiros", ressaltou o coordenador do programa Paraná em Ação, Edson Luiz Arantes. O coordenador reiterou que Ibiporã foi escolhida para sediar a ação devido à infraestrutura, localização estratégica e interesse da Administração Municipal em apoiar a iniciativa. Praticamente todas as secretarias municipais se fizeram presentes, promovendo a cidadania e inclusão social da população.

No sábado, antes das 9 horas, uma imensa fila já se formava na Praça Pio XII. Os serviços mais procurados foram confecção de carteira de identidade, trabalho e CPF e orientações previdenciárias. A faxineira Elisete Santos foi ao Mutirão para tirar o RG e CPF do filho, Cristiano dos Santos, 16 anos. "Ele está conseguindo emprego e precisa da documentação regularizada. Está bem organizado o serviço", elogiou. "Estava sem tempo e agora aproveitarei a oportunidade para tirar a identidade da filha e segunda via da certidão de casamento", disse a dona de casa Rosa Cleuza Costa. O cozinheiro Edmilson Coelho aproveitou a feira de serviços para oficializar o divórcio. "É uma boa oportunidade para quem não tem condições de pagar advogado", comentou Coelho, que ainda aproveitaria a ocasião para cortar o cabelo com os profissionais do Senac.

Os serviços de saúde também foram muito procurados pelos participantes. Funcionários da Secretaria de Saúde realizaram aferição da pressão arterial, exames de glicemia e urina, avaliação física e nutricional, orientação sobre saúde bucal, DSTs, prevenção ao câncer de mama e colo do útero, antitabagismo, cadastro de doadores de órgãos, entre outros. "Viajarei daqui a pouco e como sou diabética quero ver como está minha glicemia. Já estou com 87 anos. Não dá para descuidar da saúde", comentou a aposentada Julieta Ribeirete.  As crianças se divertiram com as atividades recreativas organizadas pela Secretaria Municipal de Esportes e as apresentações culturais e oficinas de desenho e cerâmica ofertadas pela Fundação Cultural de Ibiporã (FCI),além da hora do conto, leitura de livros infantis e recreação ofertadas pela Biblioteca Cidadã.

Parceria

O secretário de Relações com a Comunidade, Ubirajara Schreiber, falou da parceria entre governo estadual, municipal e Poder Judiciário. "Trouxemos, em parceria com o governo municipal, este Mutirão da Cidadania para Ibiporã, justamente para oportunizar as pessoas que elas resolvam os seus problemas E realizamos o Mutirão no fim de semana justamente para que o trabalhador possa desfrutar destes serviços", lembrou o secretário, que agradeceu o empenho dos voluntários.

O prefeito José Maria Ferreira destacou a eficiência e resolutibilidade do Mutirão da Cidadania. "Eu já esperava este sucesso porque conheço a ação de outros municípios. É uma forma rápida, simples e eficiente de solucionar um problema que possivelmente há anos dificultava a vida da pessoa. É o poder público mais próximo e dando respostas rápidas à população", argumentou o prefeito. "Queremos agradecer ao governo do estado a oportunidade de Ibiporã sediar este mutirão. É uma ocasião ímpar de promover a cidadania e inclusão social dos que mais necessitam, que são também o foco da nossa administração", enfatizou a vice-prefeita Sandra Moya.

A 12ª edição do Mutirão da Cidadania - Paraná em Ação acontecerá no próximo fim de semana, 5 e 6 de outubro, em Morretes, no Litoral do Estado.