Publicado em: 04/10/2013 10:23

Secretaria de Educação realiza último encontro de formação

Secretaria de Educação realiza último encontro de formação Secretaria de Educação realiza último encontro de formação

Cerca de 500 profissionais da rede pública municipal de ensino participaram nesta quinta-feira (3), no Cine Teatro Padre José Zanelli, do 5° Macro Encontro da Educação. Foi o último encontro de formação do ano letivo 2013.

Antes de iniciar as atividades, houve um momento de oração e a exibição de um vídeo com os trabalhos realizados por alunos de todos os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Ibiporã dentro do projeto "Fazendo Arte", da Secretaria Municipal de Educação. Este ano as educadoras infantis trabalharam com os alunos de quatro meses e seis anos as obras de Tarsila do Amaral e Henrique de Aragão. Uma mostra dos trabalhos está em exposição até a próxima quinta-feira (10), no saguão do Cine Teatro.

Presente ao Macro Encontro, o prefeito José Maria Ferreira elogiou o esforço, profissionalismo e dedicação dos educadores. "Temos dificuldades sim, mas saio daqui orgulhoso de nossa cidade, de nosso sistema educacional. Vamos trabalhar para que o ensino de Ibiporã seja uma referência estadual", ressaltou.

As atividades foram abertas com a palestra "Inclusão: Justiça e Humanização", ministrada pela pedagoga e docente da Unopar e Faculdade Pitágoras, Raquel Maria Biral Faconti. À tarde, os educadores discutiram o tema gerenciamento de conflitos com a assessora pedagógica de Curitiba Laiz de Souza Beerends.

A secretária de Educação, Margareth Coloniezi, fez um balanço positivo dos encontros de formação realizados ao longo do ano. "Trabalhamos com situações e temas que nos ajudaram a estruturar o trabalho em sala de aula. Espero que o aproveitamento teórico enriqueça a prática, respaldando ações que garantam a qualidade do processo e mediação de conhecimentos, já que a escola é um espaço de aquisições intelectuais e cognitivas, porém sem esquecer da humanização", pontuou a secretária.

De acordo com Margareth, para o ano letivo de 2014 estão previstos quatro macro encontros. Também serão organizados encontros de formação nas instituições de ensino.