Publicado em: 08/10/2013 14:40

José Maria participa de reunião sobre desenvolvimento regional

José Maria participa de reunião sobre desenvolvimento regional José Maria participa de reunião sobre desenvolvimento regional

O prefeito de Ibiporã, José Maria Ferreira, esteve nesta segunda-feira (07) no gabinete do prefeito de Londrina, Alexandre Lopes Kireeff (PSD), para uma reunião com prefeitos que integram a Região Metropolitana de Londrina e de Apucarana. No encontro, assinaram um protocolo de manifestação de interesse que será encaminhado ainda esta semana ao Banco Mundial para que seja elaborado um projeto de desenvolvimento econômico e regional, contemplando ações em vários setores, tais como turismo, industrialização, logística, sistema viário, educacional, médico e social.

Esta reunião é fruto de um encontro realizado na última quarta-feira (2), em Brasília, quando um grupo de prefeitos, incluindo José Maria, esteve no Banco Mundial.

A iniciativa surgiu do deputado federal Alex Canziani (PTB), que em conversa com o Banco Mundial prospectou a possibilidade de desenvolvimento de um projeto macro com possibilidade de financiamento das ações. "É a primeira vez que a instituição contempla municípios da região. Creio que se trata de uma oportunidade ímpar para mitigar problemas que se apresentam hoje e planejar o futuro. O Banco Mundial possui expertise e interesse de colocar o projeto em prática em curto prazo", ressaltou o prefeito de Ibiporã. "Convidamos os prefeitos para debatermos de forma conjunta o desenvolvimento regional. O processo foi aprovado por unanimidade. Hoje, elaboramos um documento, onde todos os prefeitos já assinaram e, ainda esta semana, vamos protocolar junto ao Banco Mundial para que tenhamos um planejamento em longo prazo para toda a região. Neste momento estamos falando de um planejamento para elaboração de projetos e disponibilização de recursos humanos capacitados para desenvolvê-lo", disse Kireeff.

Não há uma estimativa do valor que poderá ser investido. Os prefeitos foram orientados a identificar as potencialidades de sua cidade e as necessidades da população.