Cultura e Turismo

Publicado em: 10/10/2013 10:16

Agência do Trabalhador cadastra artesãos e trabalhadores manuais

Agência do Trabalhador cadastra artesãos e trabalhadores manuais Agência do Trabalhador cadastra artesãos e trabalhadores manuais

Com o objetivo de inserir o município de Ibiporã no Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), os secretários de Cultura e Turismo, Júlio Dutra, e do Trabalho, Lourdes Aparecida da Silva Narcizo, acompanhados das servidoras Ana Claudia Figueira Ribeiro e Dayse Fantin participaram no último dia 04 da reunião no Escritório Regional do Trabalho de Londrina a convite da Secretaria de Estadual do Trabalho, Emprego e Economia Solidária (SETS).

O encontro teve como objetivo orientar os municípios a fazerem os cadastros de artesãos e trabalhadores manuais.

O PAB tem como principal objetivo a geração de trabalho e renda e a melhoria do nível cultural profissional, social e econômico do artesanato brasileiro enquanto setor econômico e forte impacto no desenvolvimento das comunidades. A finalidade é coordenar e desenvolver atividades de valorização do artesão, do artesanato e da empresa artesanal, por meio do incentivo ao empreendedorismo e à capacitação de artesãos para o mercado competitivo, com a profissionalização e a comercialização dos produtos artesanais brasileiros. "Vemos isto com bons olhos, pois cada vez mais o artesanato vem  conquistando seu espaço. Ganhamos o TOP 100 em 2012, por ter sido avaliado como  um dos melhores projetos do Brasil através do SEBRAE Nacional. Hoje    nosso    Centro do Artesanato de Ibiporã é referência para muitos municípios, recebe muitas visitas de cidades da região que querem também implantar nas sua cidades projetos como o nosso. O   PAB  só vem confirmar  a importância e o espaço que o  artesanato vem ocupando tanto na economia, na identidade cultural e no turismo brasileiro", argumenta o secretário de Cultura e Turismo, Júlio Dutra.

Os interessados deverão comparecer à Secretaria Municipal do Trabalho/ Agência do Trabalhador, com uma foto 3X4, CPF e uma amostra do trabalho que desenvolve, para ser registrado junto ao cadastro. O prazo vai até 17/10/2013(quinta-feira).