Publicado em: 09/10/2013 16:16

Qualificação profissional incentiva o empreendimento

Qualificação profissional incentiva o empreendimento Qualificação profissional incentiva o empreendimento

Empreender é um desejo de muitas pessoas. Grande parte dos jovens busca investir no negócio próprio, fazer os próprios horários e ainda oportunizar outras pessoas a entrarem no mercado de trabalho. Débora Gomes Ferreira, de 21 anos, é um exemplo desta nova geração que deseja empreender.

Em 2010 ela procurou a Secretaria Municipal do Trabalho e a Agência do Trabalhador de Ibiporã em busca de novas oportunidades para entrar no mercado de trabalho, visto que naquele ano Débora concluiria o Ensino Médio e deixaria de fazer o estágio na Justiça Federal.

Encaminhada pela Administração Municipal, por meio da Secretaria do Trabalho e Agência do Trabalhador, a fazer o curso de Costura Industrial, Débora o concluiu gratuitamente e foi encaminhada para trabalhar numa empresa de costura da cidade. "Continuei me aperfeiçoando através do curso de Confecção de Flores e Apliques em roupas também oferecido pela prefeitura de Ibiporã”, conta ela.

Entretanto, não foi apenas na área de costura que Débora se qualificou. A jovem teve a oportunidade de fazer os cursos de Azulejista e Eletricidade Predial Baixa Tensão, ministrados pelo Senai e custeados pela administração municipal. No ano de 2011, Débora participou de um treinamento na área de construção civil no Senai.”Eu me apaixonei pela área da construção civil. Por causa dos cursos que eu fiz, consegui expandir meus horizontes e comecei a pensar na possibilidade do negócio próprio”, explica ela.

Enquanto fazia o treinamento no Senai a aluna foi convidada para participar da Olimpíada do Conhecimento, competição Estadual do Senai e conquistou o segundo lugar. Visando empreender na área, Débora concluiu o curso de Gesseiro, também pela prefeitura de Ibiporã, e auxiliou na construção da tele sala do trabalhador na agência municipal do trabalho.

“Ainda estou em processo de qualificação profissional, concluindo o curso Técnico em Edificações. Depois de terminar este curso pretendo trabalhar por conta própria e investir no meu empreendimento. Quero fazer meu cadastro de empreendedor individual e trabalhar com acabamento de obras”, revela ela.